segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Grupos da Pirâmide Alimentar - Os Energéticos Extras






No topo da pirâmide alimentar, encontramos os alimentos pertencentes ao grupo dos energéticos extras, assim como os alimentos do grupo dos energéticos, alimentos desse grupo também fornecem energia ao organismo. Porém esses alimentos fornecem muitas calorias e poucos nutrientes, por isso devem ser consumidos com moderação.



Grupo dos energéticos extras
Dentro dos energéticos extras encontramos os açúcares, doces em geral e gorduras.
As gorduras são necessárias em uma quantidade mínima no organismo, pois realizam isolamento térmico, proteção contra choques e transporte  de algumas vitaminas. São encontradas nos óleos, azeite de oliva, manteiga, margarina, creme de leite, banha, frutas oleaginosas (amendoim, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e coco), frituras, salgadinhos em pacote também fazem parte deste grupo por serem ricos em gordura.

Os doces, como chocolate, sorvetes, balas, chicletes e refrigerantes são ricos em açúcar, também chamado de carboidrato simples*.

* Os Carboidratos Simples são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata, mas dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos. Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.

Tanto o açúcar quanto a gordura contribuem para o aparecimento de diversas doenças, como obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Por isso, esses alimentos devem ser consumidos esporadicamente, em menor quantidade possível.

Óleos e Gorduras - 1 porção = 73 kcal
·         Azeite de oliva 1 colher de sopa (7,6g)
·         Manteiga 1/2 colher de sopa (9,8g)
·         Margarina vegetal 1/2 colher de sopa (9,8g)
·         Óleo vegetal 1 colher de sopa

Açúcares e Doces - 1 porção = 110 kcal
·         Açúcar cristal 1 colher de sopa(28g)
·         Geléia de frutas 1 colher de sopa (34g)
·         Mel - 2 e 1/2 colheres de sopa (37,5g)
·         Doce de leite cremoso 1 colher de sopa (40g )


PIRÂMIDE ALIMENTAR



A Pirâmide Alimentar mostra de forma clara e objetiva que é possível alcançar as necessidades calóricas e nutricionais utilizando os alimentos habituais e encoraja os princípios básicos de uma dieta saudável: variedade, equilíbrio e moderação.

Variedade: Não há um único alimento que forneça todos os nutrientes necessários. Uma dieta variada inclui alimentos diferentes nos 5 grandes grupos da Pirâmide que juntos atendem às recomendações nutricionais.

Equilíbrio: Uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas dos 5 grupos de alimentos, provendo as calorias e nutrientes necessários. Sua idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada.

Moderação: Selecionar as comidas e bebidas com cuidado ajuda a controlar as calorias e quantidades de gordura, colesterol, gordura saturada, sal, açúcares e, se consumidas, bebidas alcoólicas. Isso permite maior flexibilidade para saborear a variedade de alimentos disponíveis.

Embora sabemos que a pirâmide alimentar não seja uma ciência exata, é uma excelente opção para nos guiar e levar a uma dieta saudável e balanceada.


                             Postado por Bruno Garbini e Danielle Loverri


Fontes consultadas:


PINHEIRO et al. Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras. 2005.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, Manual de orientações, programa estadual de alimentação escolar. 2010.

MOTA, J.F  et al. Adaptação do índice de alimentação saudável ao guia alimentar da população brasileira. Rev. Nutr. vol.21 no.5 Campinas.2008

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ALIMENTAÇÃO. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO Versão 2 – Segunda Edição. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas , São Paulo,  2006.

PHILIPPI, S.T. Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr., Campinas, São Paulo, 1999.














Um comentário: