sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Proteína e Exercício

   Afinal, qual a relação da proteína no exercício físico? Seria ela usada para produção de energia durante o exercício? Ou será por meio dela que adquirimos força em um treinamento longo e intenso? 
   
   A proteína geralmente não é considerada uma fonte de energia importante durante o exercício. Existem outros dois nutrientes que prestam-se muito bem a esse propósito de fonte de energia como o carboidrato e as gorduras. Porém, atualmente as pesquisas tem demonstrado que sob certas condições, a proteína pode representar uma fonte significativa de energia durante o exercício. 
  Na maioria dos exercícios, incluindo treinamento com peso intenso, a proteína parece ser uma fonte relativamente pequena de energia. A proteína produz quantidades significativas de ATP no nosso músculo, mas a taxa de produção é muito mais lenta do que a do carboidrato e da gordura.


  Em geral, uma breve sessão de exercício reduz a taxa de síntese de proteína e acelera a quebra das proteínas, que no caso ocorre a perda de massa muscular.
 Portanto, a proteína, pode ser utilizada durante o exercício para fornecer energia diretamente ao músculo e por meio da glicose produzida no fígado, sobretudo, quando os estoques de glicogênio ou glicose estiverem baixos. Uma dieta com baixo teor de carboidrato facilitará o processo de utilização de proteína como energia. 
 A energia adequada de carboidrato antes e durante o exercício prolongado ajuda a reduzir o uso da proteína do organismo para que não sejam usadas as reservas de proteína como energia, pois a presença de uma quantidade adequada de glicogênio muscular parece inibir as enzimas que catabolizam a proteína do músculo.

* Recomendações gerais para ingestão de proteína alimentar em atletas.

  Estudos científicos ainda não nos fornecem as exigências exatas de proteína durante o treinamento, portanto indicam que os atletas precisam pelo menos das RDAs (Recommended Dietary Allowance), que significa recomendação do consumo de cada nutriente, sendo 0,8 a 1,0 grama por quilograma de peso corporal para manter ou aumentar o equilíbrio de proteínas.
  A proteína tem sido o principal nutriente na alimentação dos atletas. Na verdade, levantamentos revelaram que muitos atletas amadores e universitários acreditam na melhora do desempenho atlético com uma ingestão maior de proteína.

Exemplos de alimentos fontes de proteína:

Proteínas de alto valor biológico

  1. Carne
  2. Frango
  3. Peixe
  4. Ovos
  5. Leite e derivados

      


Proteínas relativamente boas:

  1. Feijões
  2. Lentilha
  3. Soja
  4. Grão-de-bico

                       





Proteínas de baixo valor biológico:
  1. Frutas
  2. Vegetais
  3. Cereais

                                                            














Fonte: Livro Nutrição - Para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. - 5ª Edição - Editora: Manole - Autor: Melvin H. Willians.


Postado por Vanessa Policastri













Nenhum comentário:

Postar um comentário