quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O rei da desintoxicação!


O título dessa postagem pode nos fazer imaginar , quem é esse desintoxicante?
Mas a resposta está dentro nós. Estamos falando do fígado! A maior glândula do corpo.

O fígado é uma fabulosa fábrica do nosso corpo onde são processadas e transformadas todas as substâncias químicas do nosso organismo: as que nós mesmos, permanentemente, produzimos pelo trabalho das nossas células e órgãos, as que ingerimos no processo digestivo e as que penetram através da nossa pele ou pelo sistema respiratório.
Neste seu trabalho, o fígado decide as substâncias que são necessárias e devem ser integradas no nosso organismo e quais as que não são adequadas, ou estão em quantidades excessiva, e devem ser eliminadas.

O processo de eliminação, denominado "Desintoxicação hepática”, é muito complexo e tem como objetivo fazer uma biotransformação de todos esses químicos em substâncias neutras e hidrossolúveis para poderem ser eliminadas.
A desintoxicação hepática desenrola-se em duas fases durante as quais são utilizadas muitas enzimas específicas que trabalham em conjunto com nutrientes que lhes servem de cofatores.

Na fase I as substâncias que já sejam hidrossolúveis são enviadas para o sangue. Serão depois eliminadas pelo rim para a urina.

Na fase II estas substâncias biologicamente muito ativas são transformadas e neutralizadas tornando-se possível a sua eliminação pelo rim e urina ou pela bílis e cólon.

Se estas duas fases de desintoxicação hepática não estiverem a trabalhar de forma ótima e coordenada, se as substâncias muito agressivas formadas pela fase I não forem imediatamente processadas pelos sistemas enzimáticos da fase II e prontamente neutralizadas, podem provocar lesões no fígado e aumentar muito o stress oxidativo ( Desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a atuação dos sistemas de defesa antioxidante ) do organismo. 

A desintoxicação do nosso organismo é um processo permanente e dinâmico em que interagem, de forma coordenada, vários sistemas orgânicos: fígado e vesícula biliar, cólon, rim e bexiga, pele e os sistemas respiratório e linfático.
  Um fígado saudável preserva e mantém o bom funcionamento do organismo, protegendo o sistema imunitário e eliminando os riscos de várias doenças que resultam de uma desintoxicação lenta do organismo. Quando o fígado não actua na sua plenitude, as consequências podem ser: má performance desportiva, promoção da obesidade, envelhecimento precoce, aparecimento de várias doenças degenerativas, etc.
Nos atletas, o papel do fígado torna-se ainda mais importante pelo facto do metabolismo ser acelerado, fator que potencia a metabolização dos açúcares e o consequente aumento da produção de toxinas. Além disso, para quem consome suplementos desportivos, o fígado é preponderante para aumentar a absorção dos suplementos. Ao eliminar as toxinas do organismo e desintoxicar o fígado, este vai poder receber de forma mais eficaz os suplementos que consome para ajudar a atingir os seus objetivos (seja queimar gordura, aumentar massa muscular ou aumentar performance).
O que acontece muitas vezes é haver uma resistência por parte do fígado, que não consegue metabolizar os suplementos (e os alimentos também) e os resultados tardam a aparecer, se é que chegam a aparecer.
Sucos detox
Possuem hoje a fama de desintoxicantes, mas na verdade é fonte de fibras, vitaminas e outros compostos, o fígado é quem faz todo o trabalho, devemos observar a quantidade da ingestão, pois altos teores de vitaminas também podem ser prejudiciais e atuarem como radicais livres.



http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/desintoxicacao-a-elegante-sinergia-da-cooperacao-de-seis-sistemas-organicos/#sthash.BwIEZmlB.dpuf

Por Wesla Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário