terça-feira, 21 de março de 2017

A importância da proteína animal para praticantes de atividade física





O atleta possui uma demanda metabólica proteica elevada devido à necessidade de reparação de proteínas danificadas, síntese de novos tecidos, manutenção de vias metabólicas, das quais os aminoácidos são intermediários, além da hipertrofia, manter o sistema imunológico fortalecido e garantir um nível de proteínas plasmáticas ideal para funcionar em condições fisiológicas. 

Sendo assim o atleta possui uma demanda metabólica de proteínas maior que de um indivíduo sedentário, considerando a natureza do exercício, a autorregulação e os processos de utilização de proteína. Ao mesmo tempo os níveis ideais de proteína dietética não devem atingir níveis que promovam a produção excessiva de ureia, nem acima do necessário para repor a oxidação de aminoácidos para o ótimo funcionamento  do organismo.

O tipo de proteína consumida é tão importante para uma dieta saudável quanto a quantidade do composto em si.

Dos 20 diferentes aminoácidos existentes, nove são essenciais para nosso organismo e só podem ser obtidos por meio de alimentos. Peixes, leite e ovos são alguns dos alimentos com as proteínas mais "completas" para o nosso corpo.

As proteínas de origem animal fornecem aminoácidos de alto valor biológico, ou seja, é uma proteína completa, porque ela contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas. 

A recomendação proteica para atletas presente na literatura sugere alguns valores, sem no entanto apresentar algum consenso estabelecido. 

A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte estabelece a ingestão de 1,6 a 1,7 g/kg a cada dia, para atletas com o objetivo de ganho de massa muscular. Já para os esportes com predomínio de resistência, deve-se calcular a oferta de 1,2 a 1,6 g/kg/dia, considerando que neste caso a proteína tem papel auxiliar no fornecimento de energia para a atividade .
Em 2010, a International Society of Sports Nutrition, divulgou sua posição a respeito de recomendações para atletas. Segundo a instituição desde a última década, estudos demonstram a necessidade de consumo de proteínas para atletas, duas vezes maior que a recomendação para indivíduos sedentários, o que significa um consumo dietético de 1,5 a 2 g/kg/dia garantindo assim a manutenção do balanço nitrogenado. Para indivíduos envolvidos em programas gerais de fitness a indicação se mantém em 0,8 a 1 g/kg/dia. A recomendação para atletas envolvidos em atividades moderadas a intensas é de 1 a 1,5 g/kg/dia, enquanto aqueles com treinamento intenso têm indicação de consumir 1,5 a 2 g/kg/dia. 

Por isso a quantidade e qualidade da ingestão de proteínas é tão importante, e deve estar de acordo com as necessidades individuais, levando sempre em consideração o esporte praticado.


Procure sempre o auxílio de um Nutricionista.







Fonte: Utilização de proteína na prática esportiva - Nutrição Brasil - Ano 2016,
Disponível em: www.portalatlanticaeditora.com.br.

Postado por: Mayara Alves Terra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário