terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dicionário da Nutrição - Termos Utilizados

Aeróbico:
Refere-se à obtenção de energia a partir de nutrientes como a glicose, na presença obrigatória de oxigênio. Exercícios classificados como aeróbicos têm longa duração e baixa intensidade. Ex: Caminhar, correr, nadar (de forma contínua e leve). 



Anabolismo:
É o processo metabólico que implica a construção de moléculas complexas a partir de outras mais simples, com gasto de energia. O anabolismo é responsável pelo crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos do organismo. A síntese protéica a partir dos aminoácidos é um exemplo de reação anabólica.



Anaeróbico:
É uma palavra que significa literalmente “sem ar” e se opõe a aeróbico. Em exercícios anaeróbicos, o oxigênio não participa da obtenção de energia. São geralmente atividades de curta duração e alta intensidade.



Efeito anti-catabólico:
É a inibição da quebra de moléculas, poupando-as de serem utilizadas como fonte de energia. A supressão da quebra de proteínas após um exercício físico intenso é um exemplo de reação anti-catabólica. 



Overtraining: 
Excesso de treinamento que provoca uma grave estafa física e também mental principalmente em atletas profissionais. O problema é atribuído, sobretudo, pela falta de intervalos para a recuperação do organismo. Os principais sintomas são perda de apetite, peso, insônia, ansiedade, depressão, agressividade e pequenas lesões.




Caquexia
É a perda de peso, atrofia muscular, fadiga, fraqueza e perda de apetite por alguém que não está tentando perder peso, ou seja, uma desnutrição aguda. Pode ser um sinal médico de diversos distúrbios; quando um paciente apresenta caquexia, o médico geralmente considera a possibilidade de câncer, e algumas doenças infecciosas (como tuberculose, SIDA, Leishmaniose Visceral, intoxicação por mercúrio e alguns distúrbios autoimunes).

Deficiência marginal: 
Também conhecido como Fome oculta, é uma carência não explícita (não aparente) de um ou mais micronutrientes no organismo, sendo atualmente identificada como o problema nutricional mais prevalente no mundo. Neste estado, os estoques de vitaminas e minerais diminuem silenciosamente, sem apresentar sinais nem sintomas, os quais, só ficam evidentes, quando o estágio mais grave da deficiência está instalado. A fome oculta compromete várias etapas do processo metabólico, merecendo destaque as alterações observadas no sistema imunológico e no desenvolvimento físico e mental do indivíduo.

Sarcopenia: é o fenômeno progressivo e natural que consiste na troca do tecido muscular pelo tecido adiposo, sendo que isso ocorre a partir dos 40 anos.

Vigorexia ou transtorno dismórfico muscular: é um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma continua, com uma valorização praticamente fanática ou a tal ponto de exigir constantemente seu corpo sem importar com eventuais conseqüências ou contra-indicações, mais comum em homens.

- Drunkorexia: é a anorexia alcoólica, caracterizada pela perda de apetite provocada pelo consumo excessivo de álcool.

Postado por: Priscila Lumazini e Heleuza Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário