sábado, 4 de dezembro de 2010

ESPORTE COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO NA SOCIEDADE

A participação em diferentes atividades tem recebido atenção crescente, oferecendo aos portadores de deficiência física a oportunidade, de experimentarem sensações e movimentos, que frequentemente são impossibilitados pelas barreiras físicas, ambientais e sociais. Dentre estas atividades destaca-se o esporte, muitas vezes já indicado desde a fase inicial do processo de reabilitação.

O espírito competitivo existente nestes portadores de limitação física é geralmente alto, tanto pela própria vontade de vencer quanto de mostrar-se capaz. Por este motivo é que em alguns centros de reabilitação se tem esse enfoque esportivo.

Analisar os possíveis aspectos benéficos proporcionados pelo esporte para os pacientes crônicos portadores de deficiência motora.observou-se que os indivíduos tinham grau baixo de depressão e alto vigor, nos aspectos sociais houve importante mudança principalmente nos seus relacionamentos com uma ou mais pessoas e nas atividades da vida diária (social, lazer e doméstica).

Assim pode-se concluir que o esporte pode trazer para o portador de limitação física uma melhor integração social e adaptação a sua condição física.

Bruna Sousa Albino
Fonte:http://www.scielo.br/pdf/%0D/anp/v58n4/3406.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário