terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Os benefícios da soja


A isoflavona é  um  tipo de fitoesteróide mais comum e pode ser  encontrada principalmente em leguminosas, tendo maior destaque a soja e seus derivados por apresentar maior quantidade deste componente.
Estudos realizados demonstraram os benefícios das isoflavona tais como na prevenção e/ ou tratamento de cânceres relacionados ou não com hormônios, osteoporose,  doenças cardiovasculares, além de amenizar sintomas da menopausa.
A quantidade e o perfil  de isoflavonas  encontrada nos alimentos varia de acordo com as condições de processamento.  Estudo realizado  em onze tipos de soja e doze tipos de alimentos processados demonstrou maior quantidade pó de soja tostado e mais baixo  
 no molho de soja.
Estudos demonstraram maior consumo da soja nos países asiáticos, cerca de 25-40mg/dia em mulheres na pós-menopausa, enquanto que as americanas consomem menos de 1mg/dia. No Brasil, a população não está habituada a consumir a soja. O óleo de soja, presente na dieta, não contém isoflavonas.

Postado por: Lilian Taeko e Felipe Vazami

Referência Bibliográfica
 BEDANI, R.;  ROSSI, E.A.  Isoflavonas: bioquímica, fisiologia e implicações para a saúde. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=423810&indexSearch=ID Acesso em:08/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário