quinta-feira, 10 de março de 2011

Chá Verde e sua ação no organismo




   O chá está entre umas das bebidas mais consumidas no mundo.  Um dos tipos mais conhecidos pelos benefícios que proporciona ao organismo é o chá verde. Ele possui um composto bioativo chamado Galato de epigalocatequina, um polifenól da família das catequinas, essa substância no organismo estimula o metabolismo lipídico se associado a um programa de exercícios físicos. O metabolismo de gordura aumenta devido a um maior recrutamento  de energia e aumento da taxa de oxidação de ácidos graxos no músculo esquelético e fígado. Deve ser evitado o consumo do chá no período da noite, pois contém doses de cafeína, que podem prejudicar o sono. Além dos efeitos termogenicos e de redução de gordura corporal, o chá verde é um poderoso anti-oxidante, porém se não preparado da maneira correta, pode não exercer o efeito desejado. Para manter a qualidade do chá algumas recomendações devem ser seguidas:
·         Consumo : 4-6 xícaras de chá verde ao dia, a fim de obter os efeitos benéficos do chá verde à saúde.
·         Forma de preparo: esquentar a água até pouco antes da ebulição e despejá-la nas folhas de chá bem devagar e do alto, o que ajuda na redução do processo oxidativo.
·          A infusão deverá ficar abafada por um período de 2-3 minutos.
·         Armazenamento por longo tempo também não é recomendado, pois ocorre perda dos compostos fenólicos.
·         Proporção de água e ervas: para cada litro de água - 4 colheres de sopa de erva fresca ou 2 colheres de erva seca.
·         Outra sugestão :  deve ser consumido entre as refeições para não interferir na biodisponibilidade de nutrientes provenientes das grandes refeições.
É bom ressaltar que o chá verde não trará a redução de peso, se não aliado a um programa de reeducação alimentar, e prática de atividades físicas regulares.

Felipe Vazami e Lilian Taeko

Referência Bibliográfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário