quarta-feira, 16 de março de 2011

Nozes e Sementes

A presença de sementes esta cada vez mais presente na mesa da população mundial, sendo um dos fatores os benefícios que proporcionam ao organismo.
Amêndoas, castanha-do-pará,  castanha- de- caju, pistache, avelã,  macadâmia, noz e castanha são consideradas nozes verdadeiras. Já o amendoim e a amêndoa do baru são considerados sementes comestíveis segundo a classificação botânica.
Estes alimentos possuem grande quantidade de lipídeos (cerca de 40 a 60%), destacando o ômega-3 e ômega -6. Desta forma, contribui para melhora do perfil lipídico, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares.  Além disso, encontramos cerca de 8 a 20% de proteínas, com exceção do amendoim que possui baixa quantidade de ambos.
 As proteínas satisfazem a maior parte das necessidades diárias de adultos e escolares, excetuando os aminoácidos lisina, metionina e cisteína;  uma vez que são constituídos de aminoácidos essenciais o que confere qualidade protéica.
Além disso, são boa fontes de vitaminas e minerais destacando o de ferro, cálcio, zinco ,  selênio e Vitamina E, que atua como antioxidante. 

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko

Referências Bibliográficas: FREITAS, Jullyana Borges  and  NAVES, Maria Margareth Veloso. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Rev. Nutr. [online]. 2010, vol.23, n.2, pp. 269-279. ISSN 1415-5273.

Nenhum comentário:

Postar um comentário