terça-feira, 22 de março de 2011

Nutrição a serviço do atletismo



Os atletas de todas as modalidades esportivas têm demonstrado um maior preparo físico comparado a atletas do passado. A isso se deve a contribuição da ciência e da tecnologia. Esta última presente em tecidos e trajes adequados que proporcionem conforto térmico e dão leveza, bolas adequadas a cada tipo de esporte, tênis projetados para cada fim e por aí vai.

Na área da saúde (ciência), orientações aos esportistas para aumentar o rendimento e performance, prevenindo problemas de saúde e desgastes físicos. Aliada aos avanços da medicina está a nutrição esportiva para possibilitar aos atletas obter o melhor resultado em suas competições e treinos, bem como a recuperação das lesões naturais que ocorrem no exercício.  E também para aqueles que são apenas praticantes de atividade física.

A alimentação se relaciona ao tipo de esporte, à intensidade, duração da atividade, o clima, os locais de treino e de competição e ainda trata a necessidade do indivíduo, intolerâncias, problemas de saúde e outros. Há  muitas vezes a necessidade de solicitar exames laboratoriais, aos quais o nutricionista atualmente está apto (segundo os órgãos competentes) a solicitar quando da necessidade de investigação dessa natureza. Qual o melhor combustível para determinadas atividades, assim como vitaminas, minerais, levando em consideração uma gama de informações relevantes como citado acima, a nutrição esportiva possui as respostas. Contudo, lembre-se é importante procurar um profissional qualificado.

Postado por : Vitória Régia

Referências:
Nutrição Esportiva: o caminho para o sucesso – http://www.nutrinews.com.br/edicoes/Mat03Ed186NutricEsport.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário