segunda-feira, 28 de março de 2011

Recursos ergogênicos da Cafeína



Na busca da melhora de rendimento no esporte, diversos recursos ergogênicos vêm sendo utilizado por atletas com o intuito de melhorar suas marcas ou reduzir os mecanismos geradores de fadiga.
A cafeína vem sendo utilizada como substancia ergogênica na forma aguda, previamente a realização de exercícios de alta intensidade e curta duração, com a intenção de protelar a fadiga. Esta substância está presente em vários produtos consumidos diariamente, como o guaraná, o mate, o chocolate, o café, alguns refrigerantes e chás.
Esteve incluída na lista de substâncias proibidas pela World Anti Doping Agency (WADA/2004) na classe de estimulantes (A) até final do ano de 2003. Entretanto, mais recentemente a retirou a cafeína da lista de substâncias proibidas, incluindo esta em um programa de monitoramento, o qual será feito por meio de acompanhamento na incidência de detecção do uso de cafeína pelos atletas.
A substancia possui efeitos de ação no sistema nervoso central, alterando a percepção subjetiva de cansaço, o que tornaria possível um treinamento de mais alta intensidade. Aumenta a capacidade de contração muscular tornando maior a parmeabilidade de cálcio. Além de deixar o atleta em estado de alerta e com maior capacidade de concentração.
Os efeitos ergogenicos da cafeína sobre o desempenho em exercícios físicos vêm sendo muito debatido pela lieteratura, entretanto, ainda não é claro no que se diz aos benefícios em exercícios anaeróbicos.

Postado por:
Felipe Vazami e Lilian Taeko
Referencia Bibliográfica:
ALTIMARI, L.R.; CYRINO, E.S.; ZUCAS, S.M.; OKANO, A.H.; BURINI, R.C. Cafeína: ergogênico nutricional no esporte. Braz. J. Sci. Mov., v.9, n.3, p.57-64, 2001. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário