terça-feira, 15 de março de 2011

Suco de Uva Integral e Vinho Tinto





A American Dietetic Association, em seu documento sobre alimentos funcionais, considerou o vinho tinto e o suco de uva como bebidas em evidência na prevenção da agregação plaquetária em ensaios in vitro, in vivo e em estudos epidemiológicos. O suco de uva integral e o vinho tinto são considerados bebidas preventivas de doenças, que garantem a longevidade ,isso porque a uva é rica em flavonóides que exerceram uma ação antioxidante. Têm um importante papel na prevenção e tratamento da aterosclerose, pois atuam como agentes anti-aterogênicos.

As uvas e seus produtos são ricos em compostos fenólicos e vários estudos têm demonstrado que essas substâncias possuem ação anti-carcinogênica, antiviral e antioxidante (SGARBIERI; PACHECO, 1999; WILLIAMSON; MANACH, 2005; ARTS; HOLLMAN, 2005; PIMENTEL; FRANCKI; GOLLÜCKE, 2005).

Esta propriedade foi descoberta a partir do paradoxo francês, onde foi observada baixa taxa de mortalidade por Doenças Arterial Coroniana na população francesa que consumia uma dieta rica em gordura saturada, mas apresentava também um alto consumo de vinho, em especial o vinho tinto. O consumo desses flavonóides está associado ao risco reduzido de agregação plaquetária .

Em pacientes com Doença Arterial Coronariana estas bebidas mostraram um efeito antioxidante potente, pois induziram a vasodilatação dos vasos arteriais e inibiram a oxidação do colesterol LDL,essas propriedades antioxidantes são atribuídas à presença dos polifenóis na casca e sementes da uva.

Segundo a Organização Mundial de Saúde  o consumo de vinho tinto não deve ultrapassar a 30 g por dia,
o ideal é 20g para mulheres e 30g para homens,o equivalente a um cálice por dia.
Porém antes de inserir o vinho tinto em sua dieta é necessário que se faça um acompanhamento clínico,para que se verifique se não há  motivos que impeçam a ingestão do mesmo ,como algumas doenças que não são permitidos o uso de álcool em sua conduta nutricional, até mesmo uma intolerância a bebida.Já o consumo de suco de uva também deve ser avaliado antes de ser inserido em sua dieta,porém sua recomendação é de até 2 copos por dia considerando um no almoço e um no jantar.

Bruna Naves de Andrade


 
Referência Bibliográfica
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2011005000020&lng=pt&nrm=iso

Nenhum comentário:

Postar um comentário