sexta-feira, 18 de março de 2011

Uma Boa Gestação!



O período da gestação é cercado de mudanças físicas e psicológicas sendo assim, necessários cuidados especiais. A alimentação deve ser feita de forma balanceada para atingir as necessidades de nutrientes que neste momento estão aumentadas, porém, cuidado: ao contrario do que dizem algumas pessoas a nova mamãe não deve comer por dois. O ideal é seguir as recomendações indicadas para cada indivíduo.
Com o inicio da gestação, em geral, aparece náuseas e vômitos muitas vezes seguidas por um retorno de apetite que, em algumas mulheres, pode ser voraz. Por isso é importante a adequação da ingestão alimentar aos sintomas.
Em muitos casos é indicada a suplementação de nutrientes como vitaminas, ferro e outros minerais. Um dos principais nessa fase é o ácido fólico já que é importante para a formação do sistema nervoso e sua deficiência pode levar a defeitos no tubo neural.  Os exercícios também  são fundamentais, devendo sempre respeitar os protocolos particulares para evitar o estresse extremo para ela ou para o feto. Entre os benefícios dos exercícios pré-natais estão a prevenção de diabetes gestacional, uma melhor forma, a facilitação do parto e estresse reduzido.
Para quem está iniciando um programa de exercícios deve-se manter a freqüência cardíaca abaixo de 140 bpm. Estudos demonstram que após a 15º. Semana  de gestação, o exercício regular diminui a deposição de gordura e o ganho de peso, que geralmente permanece apropriado.
Os tipos  de exercícios que proporcionam os melhores benefícios cardiovasculares e psicológicos com os menores riscos para a gravidez são caminhada, jogging, bicicleta ergométrica e natação.
Portanto é muito importante que nova mamãe siga sempre as orientações de um profissional responsável.

Referência Bibliográfica
Mahan,K.L; Stump,E.S. Krause- Alimentos, nutrição e dietoterapia – 10ªed.- São Paulo: Roca, 2002.

Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia

Nenhum comentário:

Postar um comentário