sexta-feira, 11 de março de 2011

Um,dois,feijão com arroz.




O arroz e feijão além de ser um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros, são alimentos que se completam devido a sua riqueza nutricional.O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia. Além disso, fornece ferro , folato, vitaminas B,cálcio, e proteínas. Já o feijão é um dos vegetais mais ricos em proteína, a qual tem a sua absorção pelo organismo facilitada pelo amido contido no arroz. O feijão também é rico em ferro e em minerais como: o potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio


As vitaminas presentes no arroz e no feijão como as vitaminas:

• B1: garante o bom funcionamento do sistema nervoso e muscular e do coração;

• B2: importante para visão, células nervosas e metabolismo de carboidratos, das gorduras e das proteínas;

• B3: fundamental para a regulação do sistema nervoso e o aparelho digestivo em bom funcionamento, além de contribuir para a diminuição do colesterol.

O arroz é pobre em aminoácido Lisina que é encontrado em excesso no feijão que por sua vez, tem aminoácidos que o feijão é pobre em aminoácido metionina no qual o arroz é ricos e a junção de arroz com feijão, portanto faz com que eles se completem. A proporção ideal é de 3 porções de arroz para 1 de feijão. Arroz e feijão em conjunto são muito utilizados para o combate da desnutrição.

A Desnutrição Energético-Protéica (DEP) segundo a OMS, consiste em um conjunto de condições patológicas causadas por deficiências das células do organismo, associadas quase sempre a infecções, ocorrendo com maior freqüência em lactentes e pré-escolares. Nos organismos desnutridos os processos infecciosos (diarréias, doenças respiratórias, sarampo, parasitoses) apresentam-se com um curso mais prolongado e ficando mais vulneráveis a doenças .

A falta de nutrientes no organismo (energia, proteínas, vitaminas, ferro, zinco), também contribui para o atraso no desenvolvimento sadio das crianças (FERRARI).

Além dos prejuízos visíveis nas crianças, como baixo peso e baixa estatura, a desnutrição infantil é uma doença que provoca sérios danos no crescimento e ao desenvolvimento.

 O Guia Alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão diariamente uma vez que esses ajudam a prevenir doenças e suas fibras reduzem o risco de distúrbios cardiovasculares,intestinais,câncer de colón e diabetes.

Referências Bibliográficas
1 )http://www.ssrevista.uel.br/c_v5n2_angela.htm

2) http://www.scielo.br/pdf/ha/v13n28/a05v1328.pdf



Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário