sexta-feira, 15 de abril de 2011

Maltodextrina e Atividade Física


A maltodextrina é um carboidrato complexo, de rápida absorção pelo organismo e proveniente do amido de milho. É uma ótima alternativa para os praticantes de atividade física intensa e de longa duração, pois pode ser utilizada como recurso ergogênico e combustível primário ( glicogênio ) para a performance do músculo, principalmente durante exercícios intensos.

A maltodextrina é muito utilizada tanto em esportes de endurance ( aeróbicos ) como em esportes anaeróbicos, com duração de uma hora ou mais para retardar a fadiga muscular e para evitar a perda de massa muscular durante os treinamentos ou quando o atleta não conseguiu se alimentar antes de treinar.

O ideal é, antes dos treinos utilizar a malto na concentração de 6% a 8%, ou seja, para cada 500ml de água deve-se acrescentar de 30g a 40g de malto dependendo do objetivo individual e fase de treinamento. Utilizando o suplemento de maltodextrina quinze minutos antes do treinamento é possível melhorar significativamente a energia e a capacidade de contração do músculo, devido ao fato de se garantir cheios os estoques de glicogênio muscular.

Nas atividades com duração superior a 1 hora, deve-se consumir a malto na concentração de 6% a 8% devido a sua rápida absorção, obter um rápido esvaziamento gástrico, para evitar desconforto estomacal. Já no caso de treinos com duração superior a 90 minutos, devem ser consumidos, além de carboidratos, repositores eletrolíticos, pois estes têm em sua composição sódio, potássio e magnésio que são essenciais para esses tipos de atividades.

Os atletas que treinam intensamente ou competem em dias seguidos e não consomem carboidratos de forma adequada, apresentam diminuição na glicemia durante os treinos e na concentração diária do glicogênio muscular, o que acarreta em uma diminuição da performance física.

Lembrando também que após os treinos, é imprescindível que mantenha os estoques de glicogênio adequado para a recuperação muscular e síntese protéica, etc.

 
 
 
Postado por: Denise D. Soares




Referências Bibliográficas

WWW.revistasuplementação.com.br

Autor: Rafael Bracca dos Santos


http://www.revistaendorfina.com.br/

Autor: Gabriel Nicolatte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário