quarta-feira, 15 de junho de 2011

Taurina e seus benefícios



Muitos atletas e praticantes de atividade física têm relatado efeitos positivos sobre o desempenho ao consumir bebidas energéticas constituídas por taurina.

A taurina é um aminoácido não essencial sulfurado,ou seja, que contém enxofre, sendo um dos aminoácidos mais abundantes no organismo. É sintetizada predominantemente no fígado e cérebro a partir da metionina e cisteína, juntamente com a vitamina B6, sendo encontrada em maior concentração no músculo esquelético, coração e no cérebro.

Uma das principais funções da taurina no organismo humano é atuar no intestino delgado, como emulsificador de lipídios, por ser um dos ácidos mais abundantes na bile. Dentre outras ações sobre o organismo que têm sido demonstradas em estudos científicos são: ação como neurotransmissor (regulando sal e o equilíbrio de água dentro das células); desintoxicante de substâncias químicas; tratamento de enfermidades cardíacas, por melhorar a força do músculo cardíaco e sua contractilidade; diminuição de hipertensão arterial e ainda, alguns autores relatam que esse aminoácido possui propriedades antioxidantes.

A taurina é muito utilizada como constituinte de bebidas energéticas que são consumidas durante ou após prática de exercício intenso. E isso se deve ao fato da taurina estar envolvida nos mecanismos de excitação – contração de músculo esquelético, afetando a transmissão dos mais elétricos dirigidos para as fibras musculares. Isso é particularmente importante para assegurar um ótimo desempenho dos músculos. Sendo as fibras rápidas mais afetadas do que as fibras lentas, o que poderia ajudar no crescimento dessas fibras musculares junto com o treinamento de alta intensidade; isso porque as fibras rápidas hipertrofiam em resposta ao treinamento.

Postado por: Barbara Bernardes e Débora Soares

Referências:

AGNOL, T. D.; SOUZA, P. F. A. Efeitos fisiológicos agudos da taurina contida em uma bebida energética em indivíduos fisicamente ativos. Rev Bras Med Esporte, v.15, n.2, Niterói, Mar./Apr., 2009.
CARVALHO, J. M. et al. Perfil dos principais componentes em bebidas energéticas: cafeína, taurina, guaraná e glucoronolactona. Rev Inst Adolfo Lutz, 65(2): 78-85, 2006.

Taurina. Disponível em: http://www.informacaonutricional.net/nutricao/o-que-e-taurina/. Acesso em 15 Jun. 2011.
WILLIANS, M. Dietary Supplements and Sports Performance: Amino Acids. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2(2): 63-67, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário