O álcool possui valor energético e é capaz de suprimir as necessidades calóricas diárias de um indivíduo e/ou levá-lo ao sobrepeso, dependendo da quantidade, freqüência e modo de consumo.
Outro dado a respeito do consumo do álcool, segundo o posicionamento oficial do American College of Sports Medicine, é em relação aos efeitos deletérios decorrentes da ingestão aguda de álcool sobre diversas habilidades psicomotoras como tempo de reação, coordenação mão-olhos, precisão, equilíbrio e coordenação motora para movimentos complexos.
Complicações ocasionadas pela ingestão aguda do álcool também estão relacionadas com a força, a potência, a endurance muscular, a velocidade e a endurance cardiovascular.
De acordo com o trabalho realizado pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, envolvendo estudantes inscritos no quarto ano do Professorado em Educação Física, o consumo de bebidas energéticas por jovens é realizado na maioria das vezes associado com o uso do álcool.
Os fundamentos teóricos para o posicionamento oficial a respeito dos efeitos do álcool no desempenho humano (American College of Sports Medicine) destacam a importância de todos os profissionais da área desportiva, esclareçam os atletas sobre o uso de álcool em competições desportivas.
Seja pelo desempenho ou pelo peso, os ingredientes da mistura dos drinques podem elevar o valor calórico. Abaixo alguns drinques:
BEBIDA ALCOÓLICA
|
VALOR CALÓRICO
|
Caipirinha de limão
|
192 Kcal
|
Blody Mary
|
143 Kcal
|
Mojito
|
215 Kcal
|
Informações obtidas do site Men’s Health. Nutrição: Bote o drinque na balança. Publicada 29 jun. 2011
American College of Sports Medicine. O uso do álcool nos esportes: posicionamento oficial. Rev. Bras. Med. Esport. v. 3, n. 3, p. 89-91. 1997.
ARAUJO, T.; WEIGL, W.; ALBANESE, R.. Nutrição: Bote o drinque na balança. Men’s Health. Disponível em: <http://menshealth.abril.com.br/nutricao/especial-drinques/bote-o-drinque-na-balanca/>. Acesso em: 29 out. 2011.
BALLISTRERI, M. C.; WEBSTER, C. M. C. O uso de bebidas energéticas entre estudantes de educação física. Rev. Latino-am Enfermagem. São Paulo, v. 16. p. 1-8. 2008.
KACHANI, A. T. et al. O impacto do consumo alcoólico no ganho de peso. Rev. Psiq. Clín. São Paulo, v. 35, n.1, p. 21-24. 2008.
Postado por Wagner Junior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário