sexta-feira, 11 de maio de 2012

A importância do Zinco na Síndrome de Down




        É uma doença cromossômica, caracterizada pela presença e expressão de três cópias de genes, localizados no cromossomo 21, que constitui uma das causas mais frequentes de deficiência mental, comprometendo cerca de 18% do total dos deficientes mentais em instituições especializadas.


Patologias Associadas

    A síndrome de Down pode ser associada com uma variedade de complicações e comprometimento do coração, sistema nervoso, visão, medula, glândula tireoide, arcada dentária, pulmões, fígado, estômago, pâncreas, rins, glândula suprarrenal, vesícula biliar, intestino delgado e grosso, articulações do joelho, quadril, entre outros.

        Estudos realizados mostraram que o estado nutricional relativo ao zinco está inadequado,  com alterações no sistema antioxidante, imunológico e no metabolismo dos hormônios da  tireoide, evidenciados  pela reduzida concentração desse mineral no plasma e na urina de portadores de Síndrome de Down.

       O zinco participa como cofator da enzima deiodinase tipo II na conversão periférica da Tiroxina em Triiodotironina, essa reação está diminuída,  que contribui para a manifestação de distúrbios, como hipotireoidismo subclínico.
Esses indivíduos, portanto apresentam características metabólicas que os tornam mais vulneráveis ao aparecimento de doenças relacionadas principalmente ao seu estado nutricional.


Beneficio do Zinco na Alimentação

     Estudos mostram que a suplementação de zinco melhora o metabolismo dos hormônios tireoidianos e na função imune.

    Existem fatores que podem promover ou dificultar sua absorção, que ocorre em todo intestino delgado. A presença de aminoácidos, como cisteína e a histidina, melhoram sua biodisponibilidade. Por outro lado, o fitato presente nos alimentos (farelo, cereais de grãos integrais e leguminosas) dificulta essa disponibilidade.

Alimentos fontes de Zinco: Frutos do mar , sendo a ostra maior fonte; carnes, fígado e aves; nozes verdadeiras como amêndoas, avelãs, castanhas de caju , castanhas do Brasil, macadâmias.


Atividade Física na Síndrome de Down

    Os portadores da síndrome de down compõem um grupo específico onde se observam prevalências de sobrepeso e obesidade superiores ás verificadas em populações adultas.

    A musculação apresenta efeito favorável, promovendo a redução na gordura corporal e aumento da musculatura.


Postado por Andressa Ventura e Walkiria Guerreiro


 Referências Bibliográficas

FREITAS, J. B; NAVES, M. M. V. Composição Química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Revista de Nutrição, Campinas.v. 23, n. 2, p. 269- 279. Março/ Abril, 2010.

MARQUES, R. C; MARREIRO, D. N. Aspectos metabólicos e funcionais do zinco na síndrome de down. Revista de Nutrição, Campinas. v. 19, n. 4, p. 501- 510. Julho/ Agosto, 2006.

PRADO, N. D; et al. Acompanhamento nutricional de pacientes com síndrome de down atendidos em um consultório pediátrico. O mundo da saúde, São Paulo. v. 33, n. 3, p. 335- 346. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário