sexta-feira, 1 de junho de 2012

Planejamento Alimentar em Viagens



        A nutrição do atleta não se restringe somente a um planejamento  alimentar individualizado, mas ao acompanhamento das refeições servidas sempre que possível. É sempre  uma preocupação muito grande a alimentação do atleta fora  do pais, seja por motivo de treino, seja por competição. O que torna  o desafio maior é a peculiaridade culinária dos países, que  se diferencia da alimentação habitual.

       Uma má alimentação pode comprometer toda a preparação. Para minimizar qualquer risco, a equipe de  nutrição utiliza cardápios ou cartilhas informativas de acordo com a região em que os atletas estão hospedados, elaborarando folders com orientações para viagens e campeonatos e,  quando necessário,  envia orientações para elaboração de um cardápio dentro de hotéis ou clubes. Folder contendo informações e orientações sobre  alimentos e suplementos que poderão ser levados para complementar uma alimentação deficiente. 

        É importante atenção com a relação das quantidades e horários do consumo de alimentos. Evite experimentar alimentos novos durante as viagens e semanas de competição.  Como não se conhece o alimento, não se sabe qual tipo de reação o organismo terá, podendo ocasionar transtornos gastrintestinais, como náuseas, vômitos, diarréia, entre outros, atrapalhando o desempenho do atleta.


Opções de carboidratos para reserva do glicogênio muscular:


  • Barra de cereais;
  • Frutas desidratadas;
  • Sachês de Carboidratos;
  • Maltodextrina, entre outros.


Postado por: Andressa Ventura e Walkiria Guerreiro


Referência Bibliográfica


BIESEK, S; ALVES L. A; GUERRA, I. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário