segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PERDE PESO X EMAGRECER: Saiba a diferença !!!





    Na mídia é possível encontrar diversas dietas que se dizem milagrosas com diminuição de peso rápida. No entanto essas dietas podem muitas vezes fazer a pessoa perder minerais, água, proteínas e, o mais importante, gordura. Entretanto, em alguns casos, dependendo da dieta, é possível acontecer de ter uma grande perda de proteína e aumentar o nível de gordura.
 
Para melhor entender esta diferença é importante, inicialmente, saber que o peso corporal é composto pela soma da Massa Gorda (gordura corporal) + Massa Magra (músculos, ossos e vísceras) + Água Corporal.

A gordura do organismo é essencial para várias funções vitais como síntese de hormônios, reserva de energia, isolamento térmico, transmissão de impulsos nervosos, proteção de órgãos vitais e transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Entretanto, o excesso de gordura corporal está associado a muitas patologias como diabetes, hipertensão arterial, alterações de colesterol, distúrbios respiratórios, desvios posturais, dores de coluna, diversas cardiopatias a alguns tipos de câncer, além da própria discriminação social.

A massa magra corresponde aos músculos, ossos e vísceras, sendo que a musculatura é a principal responsável pela queima de calorias no seu organismo. Portanto, quanto maior for a massa magra, mais calorias se queimarão em repouso e, consequentemente, maior deverá ser a ingestão calórica.
A perda de peso é ligada à perda de uma massa global do corpo, a qual junta vários tecidos, como os músculos, tecido adiposo, líquidos, minerais, entre outras coisas. Isto pode acontecer em decorrência  de uma alimentação desequilibrada, que priva o corpo dos nutrientes necessários e compromete a integridade muscular - ou pode acontecer, ainda, por um estresse físico, decorrente de alguma patologia.

Emagrecer significa a redução do tecido adiposo corporal, sem prejudicar a massa magra e a hidratação corporal. Isso só acontece quando existe uma alimentação hipocalórica e nutricionalmente equilibrada.

Quando o corpo perde peso, é possível ver diferenças grandes logo nos primeiros dias, estagnando ou aumentando depois. Já no emagrecimento, a diminuição na balança ocorre gradualmente, não sendo de forma tão rápida quanto na perda de peso. Porém, muito mais eficaz, já que faz com que o corpo tenha redução de tecido adiposo e aumento de massa magra.

Quando o organismo percebe que não existe calorias suficientes para ser gasta durante a realização das funções diárias, o corpo irá retirar das reservas, que estão depositadas no tecido adiposo, para serem usadas como energia. A reeducação alimentar é a principal maneira de diminuir a ingestão de calorias. Introduzindo frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibras, cortando a ingestão de carboidratos simples, como massas, pães brancos e doces. O exercício físico, em especial a musculação associada à prática de exercícios aeróbicos, auxilia na perda de gordura corporal e no aumento de massa magra.

Quando se opta por dietas mirabolantes, o que o praticante de tais realmente consegue é perder a massa magra e o líquido, importantes não somente para as funções básicas do organismo, mas para acelerar o metabolismo. Quando isso acontece, a possibilidade de repor todo aquele peso perdido, porém, agora, com gordura, é muito mais fácil de acontecer.
O gasto de energia com exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida etc., somado à musculação e a uma alimentação balanceada, rica em alimentos com fibras e proteínas, aumenta seu aporte muscular, o qual acelera seu metabolismo, principalmente devido à necessidade dos músculos de energia. Quanto mais tecido muscular mais energia gasta do organismo.
A melhor fórmula para emagrecer, principalmente de maneira saudável, é alimentar-se de maneira balanceada, fazer exercícios físicos, beber muito líquido e dormir bem. 

Nem sempre a redução dos números na balança refletem uma redução de peso saudável, ou seja, um EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL. Mal estar, pele ressecada, irritabilidade, menor capacidade intelectual, podem ser alguns sintomas de PERDA DE PESO.   Busque atitudes saudáveis para que a sua redução de peso não comprometa a sua massa muscular, pois isso garante o bem estar e facilita, em sequência, a sua manutenção de peso.


Postado por: Christiana Nastari

Referências:
www.planetbuscas.net  por: Raquel Torres Costa Bressan
www.queroviverbem.com.br  por: Dr. Tufi Dippe 







Nenhum comentário:

Postar um comentário