terça-feira, 4 de setembro de 2012

ATLETAS DE FIM DE SEMANA: ALERTA




Muitas pessoas que não têm tempo para se exercitar todos os  deixam a atividade física para o fim de semana e como forma de recompensa, fazem exercícios em grandes quantidades ou intensidade.  O problema é que os “atletas de final de semana” podem estar causando um dano ao organismo: segundo médicos, tais hábitos podem tornar o corpo mais propenso a lesões.

Os atletas mais comuns dessa modalidade são geralmente, adultos com 30 anos ou mais que tinham o frequente hábito de praticar atividade física regularmente e que por algum motivo perderam esse tempo.


O melhor seria treinar com mais frequência, por períodos menores, e evitar se exercitar em excesso.
 A intensidade deve ser aumentada gradativamente para evitar as lesões.

Segundo dados do Centro de Controle de Doenças e Prevenção, mais de dez mil americanos vão parar no pronto socorro a cada dia por conta de lesões relacionadas à prática de esportes e exercícios físicos. De acordo com Sprang, a lesão mais comum é a distensão muscular, mas tenditinite crônica e ruptura do tendão de Aquiles também são frequentes entre os atletas de final de semana.

Então, se não há tempo para a atividade física nos dias úteis,  é  melhor deixar para o final de semana – do que ser sedentário. Porém, o ideal mesmo é distribuir a atividade em vários dias ao longo da semana.

Aqui vão dicas para evitar as lesões de final de semana:

·         Faça sempre um aquecimento: uma caminhada, pedalar em ritmo moderado ou fazer movimentos circulares com braços e pernas. Não alongue antes de aquecer os músculos. Depois de malhar, vá relaxando aos poucos, e aí faça o alongamento.
·         Um pouco de dor ou sensibilidade muscular é comum durante uma atividade intensa, mas se você sentir dor aguda, como pontadas, pare imediatamente. Aplique gelo e, se a dor não passar em alguns dias, vá ao médico.
·         Encontre alguém para acompanhá-lo na atividade. Exercitar-se com amigos é mais agradável, e ajuda a manter uma frequência regular – você não vai querer deixar o amigo na mão!
·         Use técnicas apropriadas para cada exercício. Para aprender sobre as formas mais seguras de se exercitar, converse com um treinador.
·         Hidrate-se, beba água ou bebidas isotônicas para repor a perda de líquidos.
·         Não adianta tentar manter a forma somente praticando atividade física, uma alimentação balanceada também é necessário.
·         Acrescente frutas, legumes e verduras além de fibras e alimentos de propriedades funcionais na dieta.

Fonte: http://hypescience.com.Acessado em 04/09/2012 ás 21:19hs



Postado por: Geisiane e Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário