quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DE ONDE VEM A VONTADE DE COMER DOCE



A vontade de comer doces não é apenas uma tentação: tem uma explicação fisiológica. O açúcar é o alimento dos neurônios, as células cerebrais. Logo, o corpo humano precisa dessa substância para manter-se vivo.
Após 5 minutos sem glicose, uma pessoa morre. E a fraqueza pode ser um sinal de alerta. Para explicar que o desejo por doces é mais do que gula, mas uma necessidade.

Segundo especialistas, 60% da dieta deve ser composta por carboidratos, que podem ser sob a forma de frutas, doces ou pães e massas. A cada década, o metabolismo de cada indivíduo cai cerca de 5%, o que faz com que haja ganho de peso.

A explicação mais clara para a vontade de ingerir doces é que  quando alguém precisa de energia, o corpo pede açúcar que é o principal alimento do cérebro.quem gastou todo o carboidrato começa então a queimar gordura.
O cérebro então tem um sistema de recompensa,que quando ativado produz uma sensação de prazer. O doce é um desses  interruptores de dopamina. O Sistema da dependência do açúcar é semelhante ao da dependência do fumo e do álcool.o desejo pelo açúcar é mais frequente no final da tarde, quando o corpo sofre uma redução da serotonina o neurotransmissor calmante ligado ao humor
.
A ingestão de doces pode ser ruim tanto em excesso quanto na ausência.
O excesso pode causas doenças como a obesidade e obesidade.A alta quantidade  de glicose no organismo  causa um pico de insulina, que devolve a sensação de bem estar. Essa compulsão é mais comum em mulheres.

Na ausência: a falta de de glicose no sangue e no cérebro causa fome, a falta de glicose pode levar ao óbito. A ausência da glicose causa a hipoglicemia,diminuindo o metabolismo que gera a sensação de desânimo e cansaço.


A atividade física melhora o condicionamento das células preguiçosas e acelera a absorção do açúcar. Além disso, quanto menos doce comemos, menos ficamos viciados. Para mudar esse hábito, porém, pode-se levar até três meses. Para se ter uma ideia, uma colher de chá tem quase 100 calorias.
Depois do almoço ou jantar, a vontade de comer doces cresce porque os alimentos mais pesados demoram a ser processados, e o corpo continua com fome. A lembrança ou a visualização de algo gostoso aumenta ainda mais esse desejo. Uma dica é ingerir uma fruta pouco antes das refeições

ALERTA: Caso a vontade não passe, saiba qual o valor calórico de cada doce:(*)
·         1 trufa: 89 kcal
·         1 maria mole pequena: 165 kcal
·         1 brigadeiro: 96 kcal
·         1 cajuzinho: 102 kcal
·         1 quindim (80 g): 314 kcal
·         1 pé de moleque (20 g): 46 kcal
·         1 sonho (85 g): 573 kcal
·         1 porção de arroz doce (100 g): 164 kcal
·         1 porção de canjica (200g): 226 kcal
·         1 bomba de chocolate: 187 kcal
·         1 colher de sopa de cobertura de chocolate: 128 kcal
·         1 fatia de doce de leite (50 g): 158 kcal
·         1 taça de mousse de chocolate (150 g): 333 kcal
·         1 paçoca (30 g): 114 kcal
·         1 pamonha: 135 kcal
·         1 rapadura (50 g): 84 kcal
·         1 suspiro pequeno (10g): 37 kcal
(*) Fonte: Universidade Estadual Paulista (Unesp)              
                                                     
Em excesso, o doce pode se transformar em vício, pois acostuma o pâncreas a produzir insulina, hormônio que leva o açúcar para dentro das células. Então, o nível de glicose no sangue baixa e o cérebro avisa o organismo para consumir mais.

Quando alguém fica com raiva, triste ou emotivo, quer comer doces para se sentir bem. Mas, se for demais, essa atitude pode causar culpa.
Algumas mulheres grávidas têm resistência à insulina nesse período, e de 10% a 15% das gestantes desenvolvem diabetes, que geralmente acaba após o parto, mas pode acometer a mulher definitivamente depois de alguns anos.

Frutas são uma boa dica para substituir os doces. Eventualmente, pode-se comer um bombom ou algo do gênero, que aumenta a serotonina (hormônio responsável pela felicidade e pelo bem-estar), mas no dia a dia o ideal é uma fruta para evitar o sobrepeso e a diabetes..

Fonte: Bem Estar - G1.com.br . último acesso em 05/09/2012 ás 21:28hs.
Postado por : Geisiane Peliçon

3 comentários:

  1. Quando a pessoa esta fraca e tremendo um pouco e com uma vontade imensa de comer doces o que pode ser

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Os sintomas que você relata relacionados com a vontade de comer doces,pode indicar um quadro de hipoglicemia,isto é,se você estiver em um período determinado em jejum,há casos relatados por pacientes que mesmo após realizarem suas refeições ,sentem vontade de comer doces,o que é outra situação ,a chamada hipoglicemia reativa,que também é caracterizada pela presença de tremores,cansaço ,fadiga e outros.
    O importante é sempre procurar orientação de um profissional para que possa auxiliá-lo a entender o que ocorre no seu organismo.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu filho passo por uma complicação de cirurgia de dvp. Ficou na UTI 18 dias. Saiu do hospital a um mês mais fica sempre pedindo doce e chocolate ele já se alimenta sozinho com dificuldade ainda, mais toma líquido sem espessante, mais ainda tá confuso e com incontinência urinária e fecal. E ainda não anda.Mais ficar pedindo Doce é normal?

    ResponderExcluir