sexta-feira, 14 de setembro de 2012

HIPOTIROIDISMO E DIETA



O hipotireoidismo é uma doença do sistema endócrino que provoca o mau funcionamento da glândula tireoide, a qual é responsável pela regulação dos processos metabólicos que ocorrem dentro do corpo.

Nesta condição, há uma diminuição das glândulas tireoide do corpo, o que dá origem a uma série de efeitos colaterais ou sintomas. Um dos mais característicos e que vem a cabeça de todas as pessoas que sofrem de hipotireoidismo são os problemas de peso. É muito comum que apesar de ter dietas rigorosas elas sofram de sobrepeso e obesidade. A pessoa com hipotireoidismo é propensas a ganhar peso, por isso é essencial manter o controle do que se come.

Tal como acontece com outros sintomas da doença, tais como fadiga, constipação, deficiência ou aumento do colesterol, é importante tomar cuidado adequado com a alimentação e o peso, uma vez que pode agravar o estado geral de saúde. Por isso, é sempre importante colocar o nosso sistema endócrino nas mãos do nosso médico de família ou profissional de nutrição que são os únicos autorizados a estabelecer, em cada caso, as orientações sobre alimentação.

Tenha em mente que os problemas de peso podem ser controlados levando-se uma dieta equilibrada. Para evitar cair em desespero, já que muitas vezes custa muito perder peso para as pessoas com hipotireoidismo, você tem que ser consistente e seguir à risca as instruções do médico.

Ainda mais importante é saber os alimentos que são benéficos e aqueles que deve limitar o seu consumo. Para evitar o excesso de peso e obesidade é aconselhável evitar alimentos goitrogênicos, ou seja, aqueles que interferem na produção de hormônios da glândula tireoide. Entre eles estão:
  • Vegetais: Todos em geral, couve de bruxelas, rabanete e, além disso, aipo, abóbora, alface, pimentão, pepino, cenoura, berinjela, cebola, aspargo, chicória, salsa, batatas.
  • Trigo
  • Frutas secas: laranjas, limões, figos, abacates, ameixas, pêssegos, romãs, uvas, melões, castanhas, nozes, amendoins.
No entanto, os alimentos mais recomendáveis são aqueles que aumentam a produção de tiroxina e, por conseguinte, causar um aumento na produção da tireoide. É, portanto, essencial consumir os alimentos ricos em iodo. Estes incluem alho, avelã, morango, soja, coco, girassol, tomate, maçã, lentilha, manga, pistache, abacaxi, ervilha, espinafre, amêndoas, damascos, feijão ou milho.

Se você já tem um problema de peso, você deve utilizar uma dieta baixa em calorias, gorduras e rica em vegetais, frutas e cereais.

Referência:

http://www.tireoide.org.br: acesso em 14/09/12.
http://www.saudedicas.com.b: acesso em 14/09/12.


Postado por: Geisiane e Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário