segunda-feira, 17 de setembro de 2012

VITAMINA B15 E SEUS EFEITOS


A vitamina B15, também conhecida como Ácido Pangâmico foi descoberta pelos Russos  Krebs e Krebs Jr em 1951.
 A União Soviética considera um nutriente muito importante com ações fisiológicas que pode tratar um enorme número de doenças.
A maioria das pesquisas realizadas sobre essa vitamina foi conduzida pelos cientistas russos, que afirmam que ela é eficaz para o tratamento de úlceras do estômago e herpes, diminui os níveis de colesterol, alivia sintomas de asma e enfisema, é importante para o metabolismo das proteínas, gorduras e açucares, por isso desempenha um papel fundamental no tratamento de Diabetes e Aterosclerose e melhora as reações do sistema imunológico.
Os cientistas russos estudavam seus possíveis efeitos nos atletas descobrindo então que a vitamina pode representar um papel na oxidação de glicose e respiração das células, por esta função reduzindo a hepoxia (oxigênio deficiente) em músculos, melhorando a respiração celular permitindo assim ao atleta suportar melhor o esforço muscular intenso e prolongado, facilitando a recuperação. Desde então os atletas da união soviética vem se beneficiando com o uso de vitamina B15 como tratamento, porém ainda é preciso mais estudos comprovando essa hipótese.
Ainda não há recomendações quanto às doses diárias, exceto por prescrição do médico, nenhuma toxidez foi relatada até o momento, uma vez que a vitamina B15 não é distribuída comercialmente, mais alguns jovens atletas relataram uma sensação de náuseas após receber altas doses.
Suas principais fontes naturais incluem grãos integrais, levedura de cerveja e semente de girassol, gergelim e de abóbora.
A dose diária ideal é de 10 mg/ kg de peso corporal.

Referências: TILLMAN; J. Vitaminas, ed RIDEEL, 2009.

Postado por: Delma de Paula e Emilyn Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário