segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Alimentos orgânicos: saborosos e nutritivos



Frutas, verduras e legumes produzidos sem o uso de agrotóxicos ou aditivos químicos e animais criados sem utilização de hormônios são alternativas que preservam o meio ambiente e garantem qualidade de vida.
Em busca disso, há cada vez mais adeptos de uma mesa farta de alimentos orgânicos. Carnes, vegetais e até vinhos estão na lista desses produtos e podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e grandes redes de supermercados.
A explicação para essa procura crescente é simples: o sistema de produção agrícola do alimento orgânico tem o objetivo de tratar com equilíbrio o meio ambiente – solo e recursos naturais – e não utiliza nenhum produto que seja ofensivo à natureza ou às pessoas.
Os benefícios dessa alimentação quando o assunto é a saúde dos consumidores ainda estão em estudo. Há controvérsias sobre o valor nutritivo diferenciado desses produtos. Por outro lado, quem escolhe uma maçã orgânica, por exemplo, estará menos exposto aos xenobióticos – substâncias presentes em pesticidas, inseticidas e defensivos agrícolas entre outros produtos químicos. O contato com eles pode resultar em alterações hormonais tanto no homem quanto na mulher, diminuição da fertilidade, além de serem cancerígenos, dependendo de sua composição.
"Para que se tenha certeza de que o produto comprado é orgânico e que foi cultivado de acordo com a qualidade determinada, existe o selo de certificação."
A boa higienização do alimento convencional é indispensável para garantir a proteção do consumidor. Isso não quer dizer que no caso dos alimentos orgânicos basta tirar da embalagem e consumir. Esses produtos precisam ser devem ser higienizados adequadamente.
Postado por: Bruna Rafaella Faria
Referência: www.einstein.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário