sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Os poderes da soja

Alimento conhecido há séculos, a soja é cultivada em larga escala em vários países, sendo o Brasil o segundo maior produtor no mundo, com 50 milhões de toneladas ao ano. Além de ser rico em proteínas, lipídeos, fibras e alguns minerais e vitaminas, o alimento também pode auxiliar na prevenção de algumas doenças

Os poderes da sojaA cada dia novas pesquisas atribuem mais qualidades à soja. Recentes estudos apontam os benefícios da leguminosa para a saúde da mulher, principalmente durante a menopausa. Isso porque a soja apresenta isoflavona em sua composição. Essa substância é considerada, por alguns pesquisadores, como um fito-hormônio, que tem ação semelhante à do estrógeno, o hormônio feminino.
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comprova os benefícios da isoflavona. A substância foi testada em um grupo de 80 mulheres na menopausa com o objetivo de amenizar os sintomas: 50% delas recebeu um comprimido placebo; as demais tomaram 100 mg de isoflavona por dia.
Os sintomas das mulheres tratadas com o fito-hormônio diminuíram em 80%, enquanto as tratadas com placebo tiveram melhora de 12,5%. Os níveis de colesterol ruim (LDL) também diminuíram no grupo de mulheres que receberam a isoflavona.
Esses efeitos são igualmente percebidos quando se comparam as mulheres do Oriente com as do Ocidente. Como o consumo da soja é parte da dieta básica das orientais, seja na forma de tofu, molho ou pasta de soja, constatou-se que os sintomas da menopausa em japonesas e chinesas são de cinco a oito vezes menores do que nas mulheres ocidentais.
Postado por: Bruna Rafaella Faria
Referência: www.einstein.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário