quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Programa 5 ao dia

             


Consumo de Frutas, Verduras e Legumes

Melhorar a qualidade de vida é o principal objetivo das estratégias de promoção da saúde desenvolvidas em todo o mundo. Um desafio importante é a busca para reverter o aumento acelerado do número de casos de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente a obesidade, as doenças cardiovasculares, o diabetes mellitus e o câncer.
A alimentação inadequada e a inatividade física são fatores fundamentais para a ocorrência dessas doenças. As tendências globais observadas em relação a esses dois fatores são: aumento do consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas; substituição do consumo de alimentos ricos em nutrientes por alimentos energeticamente densos e pobres em vitaminas, minerais e fibras; aumento do consumo de alimentos salgados e gordurosos e redução dos níveis de atividade física.

O aumento do consumo de frutas, legumes e verduras demonstram um impacto positivo sobre a saúde pois, contribui para a diminuição do consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, fornece vitaminas, minerais e fibras necessário para o funcionamento do organismo e controle de peso.

O Programa 5 ao dia orienta o consumo diário de pelo menos 5 porções de frutas, legumes e verduras, sendo as porções divididas em 3 porções de legumes e verduras e 2 porções de frutas:
- As frutas são geralmente usadas como lanche, sobremesa ou suco e é fundamental que, nas preparações do almoço e do jantar, as verduras e os legumes substituam parte dos alimentos de alta densidade energética consumidos no cotidiano (alimentos industrializados, frituras etc.);
- As verduras e os legumes, apresentam menor densidade energética e menor teor de carboidratos que as frutas, contribuindo para a diminuição do total de calorias consumidas a cada dia.

" Um prato variado e colorido aumenta o apetite e é mais rico em nutrientes"

                                     prato_saudavel
 

Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone

Fonte: Programa 5 ao dia. Disponível em:http://www.5aodia.com.br/upload/cartilha1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário