terça-feira, 30 de junho de 2015

Tapioca: Saiba por que é uma opção saudável na dieta (4 receitas light)

Se preparada com recheios light e sem exagero no consumo, a tapioca não engorda e pode ser incluída no café da manha no lugar do pão branco.



A Tapioca ou beiju como é conhecida em alguns lugares no Brasil, é o nome de uma iguaria típica de Pernambuco que vem ganhando cada vez espaços maiores nas feiras livres, assim, como nas franquias abertas e encontradas nos shoppings das cidades.

tapioca engorda emagrece receitas
GettyImages



O que é Tapioca

Descoberta pelos índios, a Tapioca é feita com a goma da fécula da mandioca, e ao ser espalhada numa frigideira aquecida transforma-se numa espécie de panqueca, podendo ser feita no tradicional formato meia-lua, ou aberta, o recheio pode ser com incríveis sabores, os mais tradicionais são coco com leite condensado, coco com queijo coalho, só com manteiga, ou de recheios salgados.

Porque a Tapioca não engorda

A boa notícia para os fãs da Tapioca, é que pode ser incluída no cardápio de dietas para emagrecer, já que se trata de um alimento sem glúten,responsável pela formação de gordura e pelo aumento de peso durante o processo de digestão, além de liberar substâncias inflamatórias, produzir colesterol e desencadear vários tipos de complicações.
A simples ideia de começar uma dieta, é descobrir um alimento que seja ideal para substituir o pão francês pela manhã, já que a farinha branca é uma das principais vilãs para o aumento de peso, e nesse caso a tapioca é uma ótima alternativa, pois além de não ter a farinha em sua composição, é também isenta de glúten.
Como incluir a Tapioca nas dietas
A forma de aproveitar bem a Tapioca, está ligada aos ingredientes utilizados juntos para seu preparo, já que é rica em carboidratos, substâncias que liberam açúcar no sangue, por isso, os recheios calóricos devem ser evitados ao máximo.
Os recheios ideais para serem saboreados com a Tapioca, são aqueles que trazem benefícios a saúde como ricos em fibras que são os nutrientes necessários para promover uma saciedade maior, indicados para controlar a fome, perder peso e indicados também para o bom funcionamento do organismo.
A alimentação saudável consiste as vezes em fazer substituições em algumas receitas por outros ingredientes saborosos e ao mesmo tempo menos calóricos conforme os nutricionistas, já que a Tapioca pode ser incluída também na dieta, pois cada colher de sopa do alimento tem apenas 70 calorias.
Quais os benefícios da Tapioca na dieta

Existem vários motivos para incluir a Tapioca no cardápio diário não só na dieta, os principais são:
  • A Tapioca não contém glúten, portanto não possui em sua composição a gliadina, proteína encontrada no glúten responsável pelo aumento da inflamação do organismo e das gorduras localizadas, a conhecida gordura abdominal;
  • A Tapioca pode ser consumida inclusive pelos diabéticos;
  • É um ótimo substituto para o “famoso vilão” o pão branco, que tem farinha branca, glúten, e proteínas que não são digeridas pelo organismo, por isso a Tapioca pode ser consumida diariamente.

como preparar a tapioca light
GettyImages

O importante ao ser adotada a Tapioca na dieta, ou até mesmo no dia a dia, é que os acompanhamentos ou sejam os recheios, sejam escolhidos com cuidado, prefira ingredientes saudáveis, leves e que trazem reais benefícios ao organismo, na dúvida um simples fio de azeite sob uma Tapioca com toques de páprica ou orégano recheadas de tomate picados, já fazem toda a diferença, e para as Tapiocas doces a dica é a boa e velha geleia sem açúcar.
A ideia é que a Tapioca pode ser preparada da forma que preferir, até como uma deliciosa pizza servida com molho de tomate, mussarela de búfala, manjericão e o toque para deixá-la mais nutritiva com algumas sementes de chia.


Para mostrar a versatilidade da Tapioca separamos algumas receitas light:

Tapioca salgada de linhaça com ovos mexidos e tomate
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de semente de linhaça
1 ovo
1 tomate picado e sem sementes
Orégano
Azeite
Sal

Modo de preparo: Incorpore a farinha de tapioca com a semente de linhaça e leve a mistura para uma frigideira bem quente. Quando começar a grudar, vire. Faça um ovo mexido com o tomate, orégano e azeite e acrescente o sal.
Recheie a tapioca com o ovo mexido e feche.
A semente de linhaça nesta receita é indicada também no controle de diabetes, além de auxiliar no funcionamento do intestino, deixa a pele mais saudável, é ideal para limpar as artérias, já que tem em sua composição gorduras do bem monoinsaturadas e as poli-insaturadas ômegas 3 e 6.

Tapioca doce com amaranto, banana e tahine
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de farinha de amaranto
1 colher (sobremesa) de tahine (pasta de gergelim)
1 colher (sopa) de xarope de agave
1 banana picada

Modo de preparo: Incorpore a farinha de tapioca com a farinha de amaranto e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe grudar e vire, acrescente a banana, o tahine e o agave. Feche e sirva.
O amaranto é um grão completo como o arroz com feijão, é rico em proteína, possui aminoácidos, moléculas orgânicas essenciais para o organismo.

Tapioca salgada crocante com cottage e minas padrão
Ingredientes:
200g de goma de tapioca
1 colher (sopa) de óleo de coco extravirgem ou manteiga
3 colheres (sopa) de cottage
2 colheres (sopa) de queijo minas padrão ralado
1 colher (café) de flor de sal

Modo de preparo: Em uma frigideira pequena, aqueça em fogo baixo o óleo de coco ou a manteiga. Peneire a tapioca sobre a frigideira e quando ela formar uma casquinha, vire por cerca de 2 minutos. Repita o processo mais 2 vezes, até que ela comece dourar e fique crocante. Retire do fogo e coloque o cottage e o queijo minas padrão ralado por cima, se preferir dê um toque de sal.
Tapioca com chia, cottage e mel
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
1 colher (sopa) de semente de chia
2 colheres (sopa) de queijo cottage
1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo: Incorpore a farinha de tapioca com a chia e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe grudar e vire. Acrescente o queijo cottage, o mel e feche. Sirva em seguida.
A vantagem de incluir a chia nas receitas, é devido as propriedades que possui como vitaminas do complexo B, de minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre, o consumo diário é ideal principalmente para vegetarianos.

Os ingredientes das receitas apresentadas são meras sugestões, eles podem ser alterados de acordo com a preferência e o paladar, apenas escolha sempre alimentos de baixas calorias para o sucesso da dieta.

FONTE: Treino Mestre
Postado por Mayara

Nenhum comentário:

Postar um comentário