segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Açaí

 


Açaí: refrescância e saúde

Originário da Amazônia e conhecido pela sua cor roxa quando processado, virou um hit de verão há pouco mais de uma década, tal como sorvete em fim de tarde, porém sinônimo de energia e saúde. O problema foi que logo se percebeu que aquela deliciosa tigela de açaí, banana e granola era tão calórica quanto um banana split, e o modismo foi perdendo a força. Mas, por suas excelentes qualidades nutritivas, a polpa da fruta entrou na lista de compras de pessoas preocupadas em reforçar a alimentação diária.

Em pequenas quantidades, é bem-vinda para qualquer pessoa saudável, pois nossa dieta deve ser equilibrada, contendo todos os tipos de alimento, Porém, pessoas com taxas altas de colesterol e triglicérides e diabetes melitus devem ingeri-la com moderação. Afinal, aquela sensação de tomar “uma injeção de ânimo” vem justamente de sua alta concentração de glicose.

Também é rica em antioxidantes, essenciais no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Daí seu maior benefício ser o efeito protetor contra uma série de doenças degenerativas, entres as quais a cardíaca.
Um mito, porém, deve ser desfeito: ao contrário do que muitos acreditam, o açaí não é a melhor opção para repor as energias após atividades físicas. Se o atleta quer conciliar seu consumo com atividade física, o ideal é comê-lo antes da atividade física

  • Shake proteico de açaí


Ingredientes
·         100 g de polpa de açaí semicongelado
·         1 scoop de whey
·         100ml de água
·         Adoçante a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.



Fontes: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira
Postado por: Melissa Mei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário