quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Alimentos funcionais



Você já ouviu falar sobre os alimentos funcionais? Com certeza já deve ter visto algo em revistas, programas de TV ou internet. Afinal, trata-se de um assunto bem recente, que vem ganhando cada vez mais destaque na mídia.
Mas, afinal das contas, o que são os alimentos funcionais e como você pode incluí-los na sua alimentação diária?

  • O que significa “Alimento Funcional”?

Alimento funcional é aquele que, além de fornecer nutrientes para o corpo, produz efeitos benéficos para a saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças. Sua eficiência e segurança devem ser asseguradas por estudos científicos.

  • Quais são os benefícios dos alimentos funcionais?

1. Peixes de água fria (sardinha, cavalinha, arenque, salmão) e semente de linhaça: contêm ômega 3. Benefícios: exercem controle sobre os processos inflamatórios e previnem doenças cardiovasculares.

2. Cereais integrais, frutas com casca e bagaço, verduras e legumes crus e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja): são fontes de fibras alimentares. Benefícios: protegem contra o câncer de cólon e reto, reduzem o colesterol e a glicemia e previnem doenças cardiovasculares.

3. Soja: é rica em fitoestrogênios, isoflavonas e lignanas. Benefícios: atua na prevenção do câncer de mama e reduz os sintomas da menopausa.

4. Alho: contém alicina, aliina e sulfeto de dialina. Benefícios: é antimicrobiano (combate infecções), diminui o colesterol e é hipotensor (reduz a pressão arterial).

5. Leites fermentados e iogurtes: apresentam probióticos, isto é, microorganismos vivos que atuam no intestino. Benefícios: promovem o equilíbrio da flora microbiana intestinal, aumentam a imunidade reduzindo o risco de infecções e reduzem a incidência, duração e gravidade de doenças gástricas e intestinais.

6. Tomate, goiaba vermelha, melancia e pimentão vermelho: contêm licopeno. Benefícios: Protegem contra tumores de pulmão, próstata e estômago.

7. Vinho tinto e uva: são ricos em flavonóides. Benefícios: inibem a formação de ateromas (placas de gordura).

  • Qual a importância do consumo desses alimentos?

Atualmente, observa-se que as doenças crônicas que mais preocupam no mundo todo apresentam associação comprovada com a dieta: câncer, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, etc. O consumo regular de alimentos funcionais torna-se interessante neste contexto, pois ajuda a prevenir e a conter o avanço dessas doenças.

  • Como inseri-los na alimentação?

Os alimentos funcionais devem fazer parte de uma dieta equilibrada e balanceada, ou seja, devem compor uma alimentação saudável. Nossa dieta deve ser observada como um todo e não apenas incluindo este ou aquele alimento aleatoriamente. Simplificando: se um hipertenso estiver consumindo o alho para redução e controle da pressão arterial, somente terá resultados satisfatórios se a ingestão desse alimento estiver associada a uma dieta pobre em alimentos ricos em cafeína (café, chocolate, refrigerantes de cola e chá preto) e sódio (sal, salsicha, linguiça, salame, caldos e molhos concentrados, salgadinhos industrializados, carne seca, etc.)

  • Quais são essenciais na dieta?

Cada pessoa tem uma necessidade nutricional específica, baseada em variáveis individuais como peso, idade, altura, sexo, prática de atividade física e composição corporal. Dessa forma, somente um nutricionista pode determinar quais são os alimentos essenciais à dieta de cada pessoa.
É importante lembrar que os alimentos funcionais só irão atuar em seu potencial máximo se forem coadjuvantes de uma dieta equilibrada.

  • Como o mercado tem recebido os alimentos funcionais?

Temos hoje um consumidor mais consciente, que valoriza o envelhecimento com saúde e a qualidade de vida. Ou seja, as pessoas estão percebendo cada vez mais a ligação entre saúde e nutrição. Por isso, o mercado de alimentos funcionais vem mostrando um crescimento gradativo nos últimos anos, correspondendo atualmente a 5-7% do mercado mundial.









Fontes:http://www.anutricionista.com/cuide-de-sua-saude-com-os-alimentos-funcionais.html
Postado por: Melissa Mei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário