terça-feira, 17 de novembro de 2015

Amendoim para emagrecer?


O amendoim é reconhecido como um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, redução de colesterol e triglicerídeos, ajuda no equilíbrio do metabolismo e é rico em vitamina E, apresentando poder antioxidante.

Além dessas características é tido também, para surpresa de muitos, como um inibidor de apetite, sendo útil em programas para manutenção do peso.

O amendoim é uma semente comestível, cujo consumo se iniciou na América do Sul e é amplamente existente no mundo moderno. As formas mais populares de consumo são como manteiga de amendoim, amendoim inteiro, torrado ou cru ou como recheios e componentes de chocolates e bombons.

Ele está inserido no grupo das oleaginosas, que são ricas em ácidos graxos insaturados (ácido oléico, ácido linoléico e ácido alfa-linoléico), pobres em ácidos graxos saturados e são uma boa fonte de proteína vegetal, fibra dietética, vitaminas antioxidantes, minerais como selênio, magnésio e manganês, e componentes fitoquímicos como o resveratrol.

O amendoim é considerado atualmente um alimento funcional devido a diversas ações benéficas que pode ter no organismo:

-anticancerígeno: estudos demonstraram que fitoesteróis presentes no amendoim (betasitosterol, campesterol e estigmasterol) possuem ação anticancerígena por diferentes mecanismos; inibição da proliferação celular, estimulação da morte celular de tumores e modulação de hormônios que atuam no crescimento celular do tumor.

- prevenção de doenças cardiovasculares: tem efeito hipocolesterolemiante por inibir a absorção de colesterol; leva à diminuição de triglicerídeos e LDL; o resveratrol também atua por diminuir a oxidação do LDL e por inibir a agregação plaquetária.

- poder antioxidante: é fonte de vitamina E, com papel antioxidante, e é considerado como um possível aliado na prevenção do desenvolvimento do Mal de Alzheimer.

Entre todas essas particularidades do amendoim, também encontra-se a ação como inibidor de apetite. Foi comprovado cientificamente que após a ingestão de uma pequena porção de amendoim (em torno de 40 gramas) os níveis de saciedade se elevam e se mantém por mais de duas horas e isso leva a pessoa a consumir menos lanches, sendo útil na reversão da obesidade e no controle do peso.

O amendoim é um alimento hipercalórico, são 582kcal a cada 100g. Uma pessoa que visa a manutenção do peso, ou ainda mesmo a redução deste, ao consumir o amendoim deveria fazê-lo em uma quantidade bem pequena para que o efeito não fosse justamente o contrário, o de engorda.

Apesar de em sua composição haver substâncias realmente benéficas para o organismo, também há gorduras saturadas, estas prejudiciais ao organismo.

Não menos importante está o amendoim como um dos personagens principais em quadros de alergia. É um dos principais alimentos alérgenos e portanto não pode ser consumido por qualquer um.

Também deve-se ter cuidado com informações como as mencionadas sobre ser um inibidor de apetite e/ou auxiliar na manutenção do peso, visto que isso leva a diversos consumidores mais leigos a consumirem o amendoim de forma muitas vezes exagerada, podendo acarretar em efeitos prejudiciais à saúde. É necessário que se explique melhor esta ação e a recomendação adequada de consumo, orientando o povo dos prós e contras dos componentes do amendoim para que a escolha entre um outro alimento e o amendoim seja clara.



Fonte: http://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2011/12/amendoim-inibe-apetite-verdade-ou-mito.html#more

Por: Laís R.R. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário