sexta-feira, 22 de abril de 2016

Tipos de Sal e seus beneficios



O sódio um dos principais componentes do sal, possui tamanha importância por fazer parte de várias funções do organismo.
Dentre as principais funções do sódio estão:
·        Transporte de nutrientes no intestino como o cloro, os aminoácidos, glicose e água.
·        Manter a quantidade ideal de água fora das células para não sobrecarregar os vasos, e consequentemente regular a pressão arterial.

Sua deficiência, conhecida como hiponatremia, pode causar:
·         Fraqueza
·         Apatia
·         Cefaleia
·         Hipotensão (pressão arterial baixa)
·         Taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos)
·         Pele sem elasticidade
·         Alucinações
                                

         Geralmente a deficiência de sódio ocorre devido à má absorção intestinal, sudorese excessiva (suor excessivo), diarreia e uso abusivo de diuréticos.
         No entanto, o consumo em abundância também está associado a malefícios como as doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e hipertensão arterial.
       Mediante as preocupações de como manter esse componente alimentar de forma adequada em nosso organismo, existem as diversas opções de sal e cada um delas possui características diferentes, alterando desde a textura e tamanho do grão até a quantidade de sódio.

Entre os tipos de sal encontrados estão:
Ø  REFINADO
Chamado popularmente de “sal de cozinha”, é o mais utilizado na culinária como condimento, realçando o sabor dos alimentos, e também como conservante.
De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório incluir iodo ao sal. A medida tem como objetivo evitar que a população apresente deficiência desse mineral, responsável por prevenir problemas como bócio e cáries. Em 1g há 400mg de sódio.
Ø  GROSSO
Ao contrário do sal comum, ele só passa pelo processo de extração, ou seja, não é refinado. Por isso, seus grãos são grandes e disformes.
Pode se dizer que a composição química do sal grosso é a mesma do sal comum. Em 1g de sal grosso há 400mg de sódio.
Ø  LIGHT
Comparado ao sal comum tem menor teor de sódio. É composto por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Ao contrário do que o nome sugere o condimento não é indicado para quem deseja emagrecer, e sim àqueles que têm restrição em relação ao consumo de sódio (como indivíduos com pressão alta).
Não é indicado para pessoas com problemas nos rins, já que o aumento da ingestão de potássio pode causar um acúmulo do mineral no organismo, elevando o risco de complicações cardiovasculares. Em 1g de sal light há 197mg de sódio.
Ø  ROSA DO HIMALAIA
É encontrado na região do Himalaia. Tem quase metade de sódio encontrado no sal comum e é muito rico em minerais (são mais de 80), tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro.
Por causa desses compostos, os cristais ganham um tom rosado e um sabor com toque metálico agradável e suave. Em 1g de sal Rosa do Himalaia há 230mg de sódio.
Ø  NEGRO
Trata-se de um sal não refinado procedente da Índia. Por conta de compostos de enxofre presentes em sua composição tem um forte sabor sulfuroso. Outra coisa que chama a atenção é a cor cinza rosada, que evidencia sua origem vulcânica.
Além de compostos sulfurosos, o sal negro é formado por cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro.  Em 1g de sal negro há 380mg de sódio.
Ø  HAVAIANO
Essa variedade de sal não é refinada e tem uma coloração avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro. De sabor suave, pode ser acrescentada a várias receitas, como saladas, massas, grelhados e aves. Tem quase a mesma quantidade de sódio encontrada no sal comum.
Em 1g de sal Havaiano há 390mg de sódio.
Ø  MARINHO
Comparando quimicamente, o sal refinado e o marinho (também chamado de sal Azul) são iguais,  a  diferença entre eles está no formato dos grãos: enquanto o primeiro é refinado para passar pelo buraco do saleiro facilmente, o segundo passa por um refinamento mais rústico, resultando em grãos irregulares (não tanto quanto os do sal grosso).
Como a quantidade de sódio é alta, deve ser usado com muita moderação.
Em 1g de sal marinho há 420mg de sódio.
Ø  FLOR DE SAL
São os pequenos cristais retirados na camada mais superficial das salinas. Translúcidos, os grãos são conhecidos por conferir uma textura crocante às preparações. Essa variedade contém muito sódio, mas também carrega magnésio, iodo e potássio.
Em 1g de Flor de Sal há 450mg de sódio.


Independente do tipo de sal é preciso consumir a porção recomendada de 6 g diárias. Além disso, é importante quando for comprar um produto que este seja avaliado por inteiro, ou seja, não adianta ter o sódio reduzido e apresentar elevada quantidade de açúcar ou gordura saturada.  Neste caso, o produto continua sendo inadequado para a saúde.

Fonte: http://saude.ig.com.br/alimentacao/dossie+do+sal/n1237998795957.html
 http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=836
 http://www.sban.org.br/


Por Esther Rocha e Mariane Bernardo



Nenhum comentário:

Postar um comentário