segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Temperos industrializados: um perigo à saúde

Que o sal é um vilão da saúde todos sabem, porém, o que muitos não sabem é que os temperos industrializados também são muito perigosos, devido ao excesso de sódio e outros componentes, como o glutamato monossódico.

A média da composição de sódio em um tablete ou 1 colher (chá) desses temperos é de 1,4g até acima de 2g. Isso significa no mínimo 70% da quantidade de sal indicada para um dia inteiro. O limite é de 2g de sódio por dia ou 5g de sal (cloreto de sódio).

Além dos temperos industrializados, de saquinhos, aqueles prontos, com alho e cebola, que parecem caseiros, também fazem mal à saúde e possuem em torno de 70% do sódio recomendado para o dia todo.

As pessoas que estão habituadas com o uso destes temperos normalmente se tornam dependentes, pois o paladar se acostuma com o sabor deles e com o excesso de sódio.

"Uma dica é o uso de temperos naturais, como ervas e temperos frescos, como: alho, cebola, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, coentro, alecrim, entre outros, e evitar ao máximo os temperos industrializados pronto”.

Fontes: http://idmed.com.br/dieta-e-boa-forma/alimentacao-saudavel/temperos-industrializados-um-perigo-a-saude.html
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Publicado: Tamiris Medolago

Nenhum comentário:

Postar um comentário