segunda-feira, 9 de outubro de 2017

QUAL A IMPORTÂNCIA DO POTÁSSIO NA MUSCULAÇÃO?

O potássio é um mineral fundamental no processo de musculação, ele auxilia no processo de contração muscular, manutenção da pressão arterial, regulação dos batimentos cardíacos entre outras funções. A deficiência de potássio no organismo durante a musculação pode gerar cãibras e em caso mais graves, arritmias.

Quais são as fontes de potássio?

Entre as fontes de potássio podemos citar diversos alimentos como a banana, a melancia, mamão, melão, milho, morango, molho de tomate, iogurte, peixes, abacate, feijões, abóbora, damascos secos uvas passas entre outros. Vale ressaltar que alguns suplementos alimentares possuem concentrações de potássio adequadas à prática de atividade física.
Alimentos ricos em potássioOutros alimentos ricos em potássio

Qual a quantidade de potássio que devo consumir no dia?
As necessidades são da ordem de 0,4 à 0,6g / dia. Um indivíduo que mantenha uma alimentação abundante em frutas, verduras e legumes consegue facilmente atingir a quantidade recomendada.

Qual a importância no organismo?
Além de auxiliar na contração muscular, o potássio na atividade física previne o surgimento da osteoporose, em especial em mulheres na menopausa. O surgimento de cálculos renais e problemas cardíacos também podem ser evitados ingerindo a dose recomendada de potássio.

Conclusão
Seja através de alimentos in natura ou através de suplementos a ingestão de potássio é indispensável para o indivíduo, principalmente os praticantes de atividades físicas que requerem demasiado esforço muscular como, por exemplo, a musculação. A ingestão de potássio deve ser feita sempre de acordo com o recomendado por um profissional de nutrição, pois tanto a hipocalemia (deficiência de potássio) como a hipercalemia (excesso de potássio) podem causar sérios danos ao organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário