segunda-feira, 20 de maio de 2019

Como o exercício físico influencia na síntese de hormônios?

                       Resultado de imagem para hormonio e exercicio fisico

Os efeitos do exercício no organismo são sempre benéficos, mas muito ainda se estuda sobre as alterações que ele provoca. Alguns indicadores hormonais têm seus níveis modificados e é um desafio para a ciência descobrir como essas mudanças podem auxiliar no desempenho ou na qualidade de vida dos praticantes. Um hormônio é uma substância química secretada por células especializadas ou glândulas endócrinas para o sangue, para o próprio órgão ou para a linfa em quantidades normalmente pequenas e que provocam uma resposta fisiológica típica em outras células específicas. Os hormônios são reguladores fisiológicos - eles aceleram ou diminuem a velocidade de reações e funções biológicas que acontecem mesmo na sua ausência, mas em ritmos diferentes, e essas mudanças de velocidades são fundamentais no funcionamento do corpo humano.
Durante o exercício físico existe a liberação destes reguladores, que tem significativa influencia sobre o funcionamento do organismo em ritmo e potência adequados. A seguir abordaremos alguns deles:


GH

Resultado de imagem para hormonio do crescimento

 Durante atividade física, o hormônio GH (ou hormônio do crescimento) é liberado; em quantidade proporcional à intensidade do exercício. Suas funções são aumentar a síntese proteica, diminuir a degradação de proteínas, aumentar a utilização de lipídios como fonte energética para a diminuição do uso de carboidratos e a estimulação do crescimento tecidual, de cartilagem e ossos. Esses efeitos causados devido o exercício físico são especialmente importantes para os idosos, pois com a idade a síntese de GH diminui.


TSH:
Resultado de imagem para hormonio tsh

 O hormônio tíreo-estimulante, ou TSH; é responsável pela regulação da captação de iodo pela tireoide.  A sua secreção adequada provoca aumento do metabolismo, além da prevenção de patologias associadas à tireoide. Os dois mecanismos para o aumento da produção de TSH são o exercício físico e as baixas temperaturas.


Adrenocorticotropina (ADTH)

Resultado de imagem para hormonio stress
 Este hormônio regula o crescimento e a excreção do córtex adrenal, responsável pela liberação do hormônio cortisol. Ou seja, o exercício físico tem efeito regulador da liberação do “hormônio do stress”, diminuindo a ansiedade, depressão e estresse físico. Outro mecanismo que auxilia na liberação do ADTH é uma boa noite de sono: estudos indicam que o pico de liberação do hormônio ocorre após 6 horas de sono. Ainda se faz necessário o aprofundamento no tema através de estudos, pois se sabe muito pouco sobre o efeito dos exercícios na produção do ADTH.

Gonadotropinas

Resultado de imagem para gonadotropinas

 As gonadotropinas são os hormônios relacionados à função reprodutiva/sexual; e tem sua síntese aumentada devido exercício físico.  O FSH é um destes hormônios, que tem a função de aumentar a produção de estrogênio e o crescimento de folículos nas mulheres e estimular a produção de espermatozoides nos testículos masculinos.  Outro hormônio envolvido é o LH; responsável pela promoção de estrogênio e progesterona, além da ruptura do folículo para a liberação do óvulo na mulher. Nos homens, regula a secreção de testosterona.  É difícil relacionar o exercício físico à liberação destes hormônios, pois os mesmos são regulados por diversos fatores cíclicos e periódicos.

Vasopressina

Resultado de imagem para vasopressina
 Também conhecida como ADH (hormônio antidiurético), a vasopressina atua diminuindo a excreção de líquidos pela urina. Estudos chegaram à conclusão de que, durante o exercício físico; existe a perda de água por sudorese e o aumento da concentração e osmolaridade sanguínea. Para compensação, a vasopressina atua nos rins diminuindo a excreção de líquidos e aumentando a pressão sanguínea.
Fonte:
CANALI, E., S., KRUEL, L., F., M., Respostas hormonais ao exercício físico. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 15(2):141-53, jul./dez. 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário