quarta-feira, 29 de maio de 2019

Consumo de uva e doenças cardiovasculares


A uva, fruta que possui grande aceitação em todo o mundo, pode ser consumida de diversas formas, como sucos, doces, geléias ou mesmo cruas. Apresenta além do sabor que agrada a maior parte da população, valor nutricional importante.

Estudos vêm sendo desenvolvidos para conhecer melhor o valor nutricional e os benefícios que a uva pode trazer ao organismo. Este fato pode ser observado através de pesquisa recente, a qual avaliou o efeito de extrato de uva isolada ou combinada com a suplementação de α-tocoferol em modelo de aterosclerose, utilizando camundongos. De acordo com os resultados, foi observado efeito sinergístico entre os polifenóis, existentes na uva e α-tocoferol resultando na redução da evolução da aterosclerose.

Outro estudo baseou-se no fato de que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo e o consumo de alguns alimentos está diretamente relacionado a prevenção destas doenças. Os dados obtidos pela revisão realizada neste estudo avaliam que o vinho, rico em polifenóis, fornece benefícios á saúde, diminuindo a agregação plaquetária.

Os dados dos estudos enfatizam benefícios no consumo de uvas e seus produtos como o vinho. Porém mais pesquisas são necessárias para se definir as quantidades e formas de consumo adequados destes alimentos.

Fontes:
PELUZIO, Maria do Carmo Gouveia et al. Efeito do extrato de uva e α-Tocoferol em camundongos Apo E -/-, modelo de doença cardiovascular. Acta Cir. Bras. 2011, vol.26, n.4, pp. 253-260.
Domeneghini, Daniela Cristina Seminoti Jacques; Lemes, Suélen Aparecida de França. Efeitos dos componentes do vinho na função cardiovascular.  Nutrire Rev. Soc. Bras. Aliment. Nutr; 36(1) abril, 2011.


Júlio Cezar Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário