terça-feira, 20 de agosto de 2019

            Consumo de lipídeos no desempenho em atletas





  


A nutrição é uma importante ferramenta dentro da pratica desportiva. Dentre as modalidades esportivas,a nutrição exerce uma grande influencia nos chamados ''esportes de desafio'',que são as provas de ultra-resistência ou de longa duração. O custo energético de uma prova de ultra-resistência  pode variar de 5.000 Kcal a 18.000 Kcal por dia.


  


Frente a grande possibilidade de melhora no desempenho em provas de longa duração que a nutrição pode proporcionar,muitos pesquisadores passaram a estudar recursos nutricionais para melhorar ainda mais o rendimento. Dentre esses recursos,os mas eficazes,tanto antes como durante as competições,são os carboidratos,que estão presentes nos repositores em gel e nas bebidas energéticas. Outro recurso que vem sendo estudado nos últimos anos é a suplementação de lipídeos visando a melhora do desempenho. Os carboidratos são o substrato energético para atividades aeróbias de longa duração,porém as reservas corporais de glicogênio são limitadas e podem ser totalmente depletadas em eventos atléticos desta natureza.  Senso assim,pode ser vantajoso otimizar a utilização do lipídio como fonte de energia,poupando os estoques de glicogênio para os estágios finais da competição. 

Funções de especial relação com esportes de endurance:

- Fornecimento de energia
- Proteção contra o frio e choques mecânicos
- Formação de eicosanoides (mediadores pró e anti-inflamatórios)
- Vitaminas lipossolúveis
- Síntese de hormônios sexuais  

Lembrando que o tipo de gordura consumido também é muito importante,pois existem as saturadas e o colesterol (gordura de origem animal,margarida,óleo de coco),que quando consumidos em excesso podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Dê preferencia ás fontes de lipídeos mono e polinsaturados como: Óleo vegetal,peixes,gema de ovo,sementes e oleaginosas. 

Algumas categorias esportivas adotam dietas pobre ou rica em gordura,mas muitos estudos científicos comprovam que esta pratica não traz benefícios a saúde nem a performance atlética. Sendo assim,as orientações nutricionais são essenciais para os atletas,visando uma dieta adequada e balanceada nutricionalmente,com teores de lipídeos dentro do recomendado. Vale lembrar que cada individuo é único,e a dieta pode variar de acordo com esporte praticado,frequência e intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário