segunda-feira, 9 de setembro de 2019


                          CAFEÍNA
 Resultado de imagem para cafeina

A cafeína é um potente estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), uma vez que aumenta a atividade mental e de alerta, além de estimular o centro respiratório. Ela também reduz a fadiga, podendo aumentar a capacidade para realizar determinadas tarefas.
Apresenta efeito ergogênico, ou seja, melhora a eficiência, o controle e a produção de energia. Com isso, há aumento significativo da performance de “sprint” intermitente, prolongando o desempenho físico em praticantes de atividade física.
A cafeína é também um termogênico, ajuda a acelerar o metabolismo basal do organismo. Isso aumenta a demanda de energia e leva à queima de gorduras.
CAFFEINE CRASH
Este termo, ainda sem tradução para o português, serve para definir o que acontece quando uma pessoa cansada ingere uma dose de moderada a alta de cafeína. Após algumas horas, ela tende a sentir um cansaço muito mais intenso, com irritabilidade, dificuldade de concentração e pequenos cochilos.
Isso ocorre porque, quando ficamos cansados, há um aumento na presença de adenosina (substância que induz o sono) no cérebro. A cafeína atua bloqueando a ligação da adenosina com seus receptores no cérebro. No entanto, enquanto a cafeína nos mantém alertas e com energia, a adenosina continua a se acumular no nosso cérebro.
Em poucas horas a cafeína é metabolizada e seus efeitos começam a enfraquecer. A adenosina acumulada inunda seus receptores, o que sinaliza ao corpo que é hora de dormir. E isso ocorre em nível muito mais intenso que o normal.
E COMO EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA?
Consumir alimentos com cafeína sem exageros e, no caso de suplementos, escolher aqueles de fonte natural que proporcionam os efeitos da cafeína de forma mais lenta, ou cafeína associada a outros ingredientes que evitem esse efeito de crash, é o ideal.
Já existe no mercado opções de suplementos de cafeína natural com uma tecnologia chamada slow release, que libera a cafeína aos poucos no organismo, prolongando assim seus efeitos sem causar o crash.
A associação de fontes de cafeína natural a outros compostos presentes na natureza também é uma opção para evitar esse efeito. Um tipo de gengibre da espécie Alpinia galanga também chamado de gengibre tailandês, por exemplo, aumenta os efeitos da dopamina (nossa “molécula da motivação”), amplificando os efeitos da cafeína, o que significa que o uso de doses menores de cafeína podem proporcionar sensação de revigoramento e menos cansaço de forma prolongada e sem causar caffeine crash. Estudos clínicos já comprovaram que o uso de fontes de cafeína com gengibre tailandês tem o poder de aumentar o estado de alerta por até 5 horas.

 

 

GUARANÁ COMO
FONTE DE CAFEÍNA

Resultado de imagem para guaraná
Na natureza. Isso porque suas sementes contêm até 6x mais cafeína do que os grãos de café e, esta cafeína é melhor absorvida pelo corpo. Além disso, apresenta perfil antioxidante semelhante ao chá verde, ajudando na eliminação de radicais livres. A planta tipicamente brasileira é apontada como uma das melhores fontes de cafeína. 

Estagiária Cristiane Da Silva Camargo Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário