quarta-feira, 11 de setembro de 2019

                     Importância da Vitamina D em atletas




A vitamina D é um nutriente essencial para a saúde,para a performance esportiva e para a recuperação muscular de todo atleta. Aqueles que praticam esportes de endurance,que exigem muita resistência muscular,precisam dar ainda mais atenção a ela. 
A vitamina D promove a retenção e a absorção do cálcio nos ossos. Além disso,atua na manutenção do sistema imunológico e no crescimento celular. A deficiência pode levar a quadros de depressão,fraqueza muscular e maior risco de doenças ósseas.  

Principais benefícios: 

Força muscular: Alguns estudos tem sugerido que,em atletas com deficiência,a suplementação de Vitamina D aumenta a força muscular e a potencia. 

Recuperação muscular: Ajuda na recuperação e reduz alguns marcadores inflamatórios,o que colabora para aumentar a resistência muscular em atividades de longa distancia.


Maneiras de obter Vitamina D:

Tomar sol: A exposição ao sol não aumenta a absorção da vitamina. O que ocorre é que os raios UV convertem a vitamina pré formada (obtida por meio do consumo de alimentos) na forma ativa da vitamina,ou seja,aquela forma que vai ser absorvida e aproveitada pelo organismo nas funções vitais. Passar de 5 a 20 minutos no sol de duas a três vezes por semana é o ideal. 

Alimentação: Peixes (salmão,atum,sardinha) , gemas de ovo e leite.

Suplementação: 
A vitamina D,que é usada em suplementos nutricionais,já está na forma ativa e não precisa ser convertida. Mas é preciso lembrar que excesso de Vitamina D não é recomendado.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário