sexta-feira, 1 de novembro de 2019


ARROZ NEGRO

O arroz é o principal alimento básico para mais da metade da população mundial, especialmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Este cereal desempenha um papel estratégico economicamente e socialmente, além de contribuir para a nutrição humana.
Variedades de arroz pigmentado, como o arroz negro, roxo, vermelho, marrom (castanho) e castanho avermelhado estão cada vez mais populares, devido às propriedades benéficas à saúde e também pelas características sensoriais. A modificação de grão de arroz branco para pigmentado ocorre através de mutação espontânea e mutação induzida quimicamente. A pigmentação dos grãos é controlada por três diferentes tipos de genes (Ra, Rc e Rd). O gene Ra controla o pericarpo roxo, com a cor púrpura dominante sobre a cor branca. O gene Rc, juntamente com a ausência do gene Rd, produz o pericarpo marrom. O gene Rd não produz qualquer pigmento por si só, mas o pericarpo vermelho é produzido quando os genes Rc e Rd são cruzados.
Das variedades de arroz pigmentadas, o arroz negro tem recebido crescente atenção dos pesquisadores devido ao seu alto valor nutritivo e propriedades antioxidantes. O arroz negro apresenta atributos nutricionais e funcionais superiores quando comparado ao arroz branco. Isso se deve à presença de inúmeros nutrientes e compostos bioativos, incluindo aminoácidos essenciais, lipídios funcionais, fibras alimentares, vitaminas (complexo B e E), alguns minerais (K, Fe, Zn e Cu), antocianinas, compostos fenólicos, γ - orizanol, tocoferóis, tocotrienóis, fitoesteróis e ácido fítico, encontrados nas camadas do farelo e do embrião.

Sugestões de preparo:

ARROZ NEGRO COM CENOURA E ALHO PORÓ

1 xícara de arroz negro cozido em água e sal
2 dentes de alho esmagados
1 talo de alho poro picado
1/4 xícara de cebolinha verde picada
1 cenoura pequena ralada em ralador fino
1 colher de chá de salsinha desidratada
2 colheres de sopa de óleo vegetal
sal e pimenta moída a gosto

PREPARO
Cozinhe o arroz em água e sal e reserve. Aqueça 1 colher de sopa de óleo em uma frigideira e doure levemente o alho. Acrescente o alho poro e a cebolinha verde temperando com uma pitada de sal. Adicione este refogado ao arroz que esta na panela, mexa cuidadosamente, tampe a panela e reserve.
Na mesma frigideira coloque mais 1 colher de sopa de óleo e acrescente a cenoura ralada, tempere com sal e pimenta, polvilhe um pouco de salsinha desidratada, deixe refogando mais ou menos 1 minuto, apenas para pegar o sabor. Desligue o fogo e adicione ao arroz mexendo com cuidado e sirva.


ARROZ NEGRO COM TOMATES E MANJERICÃO

ARROZ

1 colher (sopa) de Óleo
1 unidade de Cebola média sem casca picada
1 embalagem de Arroz Negro
3 xícaras (chá) de Água fervente
Sal a gosto

PREPARO
Aqueça o óleo e doure ligeiramente a cebola.

Acrescente o Arroz Negro e refogue demoradamente. Adicione a água e tempere com sal a gosto.
Cozinhe em fogo baixo, panela semitampada, por cerca de 50 minutos, ou até o arroz ficar cozido. Se necessário, acrescente mais água fervente. Reserve.
TOMATES
2 colheres (sopa) de Azeite
4 unidades médias de tomate maduros cortados em cubos
4 colheres (sopa) de Folhas de Manjericão Fresco folhas rasgadas
Sal a gosto
3 colheres (sopa) de Castanha de Caju torradas e picadas grosseiramente

PREPARO
Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue os tomates. Tampe a frigideira e cozinhe até os tomates começarem a murchar. Acrescente o manjericão e tempere com sal a gosto.

Junte o Arroz Negro cozido reservado e misture bem.
Sirva a preparação salpicada de castanha de caju torrada e picada.







Estagiária Tatiane Pierri Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário