terça-feira, 26 de novembro de 2019


Hipertrofia



A hipertrofia é o aumento do tamanho das células dos músculos, que ficam maiores, diante de uma maior exigência de trabalho, e uma expansão da matriz extracelular para suportar esse crescimento.
Um estímulo suficiente que potencie este acontecimento é principalmente ingestão proteica associada ao exercício físico de resistência/força.

Como ocorre:
O tecido muscular esquelético exibe uma plasticidade e capacidade de adaptação.  As proteínas do músculo esquelético estão em contínuo processo de remodelação, através dos processos simultâneos de síntese de proteína muscular e degradação de proteína muscular. Esta remodelação é um pré-requisito para o aumento de Massa Muscular Esquelética, e este aumento acontece quando a Síntese de Proteína Muscular excede a Degradação de Proteína Muscular.

O músculo-esquelético é essencial para uma boa condição metabólica e uma boa performance esportiva. Além do seu impacto positivo na performance e força, tem-se observado que preservar ou aumentar a massa magra diminui o risco de aparecimento de vários tipos de patologias, como: obesidade, doença cardiovascular, resistência à insulina, diabetes e osteoporose.

Ingestão Proteica
Em adultos saudáveis é possível apresentar estratégias nutricionais que beneficiem a hipertrofia de massa muscular esquelética.
Nestes casos, o que se pretende é uma ingestão proteica que maximize a Síntese de Proteína Muscular, e promova o estado anabólico, associada a exercício de resistência/força. Para uma otimização do estado anabólico e estimulação de hipertrofia, existem algumas recomendações.
Uma ingestão proteica que permita otimizar a síntese de proteína muscular ronda as 1,6g/Kg peso/dia, mas o polifracionamento (espaçadas 3-4horas) com doses de 20g para adultos mais jovens (ou uma quantidade maior - 40g – no final de um pós-treino de resistência que envolva ativação de músculos de todo o corpo) e 35-40g para idosos, revelou-se o fator mais importante.
Além deste aumento da ingestão proteica, é necessário um aumento da ingestão energética total, (300-500 kcal).

Obs: Quantidades determinadas a partir de estudos realizados em adultos saudáveis. Para melhores resultados consulte um Nutricionista.



Referências utilizadas: ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA HIPERTROFIA MUSCULAR


Estagiária Tatiane Pierri Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário