sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Benefícios do Chá Verde


O chá é uma bebida amplamente utilizada, perdendo apenas para a água como a bebida mais consumida no mundo.

O chá verde é rico em compostos biologicamente ativos (flavonóides, catequinas, polifenóis, alcalóides, vitaminas, sais minerais) que contribuem para a prevenção e o tratamento de várias doenças como: câncer e as doenças cardiovasculares, possui também propriedade antialérgica, antiesclerótica e antibacteriana, além de ser rico em minerais e vitamina K, e auxilia na redução da gordura corporal e colesterol.

A American Dietetic Association sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde ao dia, a fim de obter os efeitos benéficos à saúde. A forma de preparo também deverá ser considerada, devendo-se esquentar a água até pouco antes da ebulição e despejá-la nas folhas de chá bem devagar e do alto, o que ajuda na redução do processo oxidativo. A infusão deverá ficar abafada por um período de 2-3 minutos.

O consumo em excesso ou a bebida mal preparada ou mal conservada resulta em efeitos negativos a saúde, portanto, é importante aliar o consumo do chá verde a um plano alimentar equilibrado, além da prática freqüente de atividade física.

Assinado por: Karen Tavares e Luciana Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário