sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS PARA GANHO DE PESO

Entre os principais suplementos nutricionais utilizados para manter a massa muscular encontramos: cromo, creatina, sulfato de vanádio, boro, beta hidroxi beta metil butirato (HMB), compostos protéicos e aminoácidos.


- O cromo é um mineral traço que potencializa os efeitos da insulina. Estudos científicos muito bem conduzidos demonstram que a suplementação com cromo não aumenta a massa muscular.

- A creatina encontrada na carne tem demonstrado que aumenta o peso corporal em algumas pessoas. O aumento de peso a curto prazo parece estar relacionado com a retenção de água, porém, as pesquisas mais recentes demonstram que o seu uso a longo prazo, pode promover uma elevação do peso corporal devido ao aumento da proteína muscular.

- O vanádio é um mineral traço não essencial, que supostamente tem efeitos semelhantes ao da insulina. Não foi observado nenhum aumento da massa muscular devido ao seu uso. O boro também é um mineral traço não essencial, sua função no organismo não parece muito clara e não aumenta a massa muscular.

- O HMB é um produto do metabolismo da leucina. Um estudo demonstrou que o HMB aumenta a massa muscular, a resistência e reduz as contusões musculares durante a prática de exercícios. Pesquisas adicionais são necessárias para confirmar esses resultados e estabelecer o seu mecanismo de ação, assim como a segurança de seu uso.

- A ingestão de suplementos protéicos para o aumento da massa muscular são desnecessários porque a ingestão de quantidades adequadas de proteína (1,4 a 1,8g de proteína/kg/dia), pode ser obtida através da alimentação. Se bem que, os suplementos protéicos de "alta tecnologia" são adicionados a algumas substancias com o propósito de estimular o ganho de peso, muito embora muitos deles nunca foram avaliados para ter a sua eficácia comprovada.

- As pesquisas demonstram que o ganho de massa muscular e resistência ocorre quando o atleta está bem nutrido, por exemplo, se houver uma ingestão adequada de energia e proteína e desenvolvendo um programa de treinamento bem elaborado para aprimorar a resistência.



Introdução

A aparência da musculatura do homem, ao longo do tempo, tem sido considerada através de um determinado padrão. No início da década de 20, Charles Atlas iniciou uma campanha promocional, preconizando um programa destinado ao fisiculturismo. Nessa propaganda, através de uma estória em quadrinhos, um homem magro, com menos de 50kg de peso corporal, deitado na areia de uma praia era molestado por um indivíduo musculoso. O molestado fez curso de Charle Atlas e retornou à praia para desafiar o seu desafeto. Ainda nos nossos dias, o curso de Charles Atlas continua sendo oferecido, o corpo perfeito preconizado por ele, atualmente é apenas um pálido exemplo quando o comparamos com os atuais fisiculturistas apresentados em revistas especializadas. Muitos fisiculturistas não acreditam que apenas com o treinamento possam desenvolver os músculos de acordo com os padrões atuais. Aqueles que não desejam comprometer seu organismo e sua saúde com drogas para desenvolver a musculatura, dedicam-se à ingestão de suplementos nutricionais.

Entre os suplementos nutricionais mais divulgados para aumentar a massa corporal, destacam-se: o cromo, a creatina, o sulfato de vanádio, o boro, o beta hidroxi beta metil butirano (HMB), as preparações protéicas e as misturas de aminoácidos. Esses suplementos normalmente disponíveis para compra em academias com preços promocionais, por telefone, correio ou mesmo pela Internet. A popularidade dos suplementos nutricionais para aumento da massa corporal vem se popularizando nos últimos anos, em paralelo com a cultura estética de um corpo musculoso. Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão sobre a crendice popular a respeito dos suplementos e apresentar estudos científicos avaliando a eficácia dos mesmos.

Postado por : Daniela de Barba

http://www.gssi.com.br/artigo/56/sse-22-suplementos-nutricionais-para-ganho-de-peso

Nenhum comentário:

Postar um comentário