Os carboidratos são os principais nutrientes envolvidos no fornecimento de energia ao organismo. Além de fornecer energia, os carboidratos desempenham outras funções no nosso corpo, como preservar a massa muscular através do fornecimento de energia aos músculos, facilitar o metabolismo das gorduras e garantir o bom funcionamento do sistema nervoso central.
Nos primeiros estágios do exercício, a maior parte da energia obtida dos carboidratos deriva do glicogênio muscular. À medida que o exercício prossegue, a utilização do glicogênio muscular diminui, contribuindo menos para as necessidades de carboidratos durante o exercício. A redução da dependência do glicogênio muscular é compensada por uma maior dependência da glicemia para obtenção de energia proveniente dos carboidratos.
A ingestão de carboidratos em exercícios de média a longa duração e alta intensidade na maior parte dos casos retarda a fadiga e melhora o desempenho, além de poupar os estoques de glicogênio hepático ajudando a manter os níveis glicêmicos.
Porém, a ingestão excessiva de carboidratos pode trazer alguns problemas gastrointestinais dependendo da intensidade e duração do exercício, sendo necessário o equilíbrio. Outro motivo para evitar a ingestão de soluções altamente concentradas de carboidratos é que essas soluções retardam o esvaziamento gástrico e a absorção de líquidos.
A ingestão deve ocorrer no máximo 1hora e no mínimo 30 minutos antes do exercício. A melhor forma de ingestão é através das bebidas que contem misturas de carboidratos (frutose, maltose e glicose).
Postado por: Larissa Arnoldi e Vitória Boccomino
Jeukendrup A. SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATOS DURANTE O EXERCÍCIO: AJUDA? QUANTO É DEMAIS?
Disponível em: http://www.gssi.com.br/artigo/133/sse-52-suplementacao-de-carboidratos-durante-o-exercicio-ajuda-quanto-e-demais acesso em: 14/02/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário