sexta-feira, 4 de março de 2011

Alimentação Ocidental x Oriental


As doenças crônicas não- transmissíveis como doenças cardiovasculares e câncer ocorre com menor freqüência em países do oriente se comparado aos países ocidentais. Esse fato pode ser justificado pelo hábitos alimentares em que ocorre maior ingestão de hortaliças, legumes e frutas . Dessa forma, o aporte de vitaminas e minerais
Na culinária ocidental estão inclusos na dieta  diversos alimentos funcionais  como chás verde e preto, produtos a base de soja como o tofu, arroz, peixes e frutos do mar. São alimentos que contém nutrientes que atuam no organismo de formas diversas  contribuindo na prevenção de doenças.
No mediterrâneo há consumo moderado de leite e seus derivados. A inclusão é importante pois são  alimentos fonte de cálcio e  auxiliam na regulação intestinal. Além disso, é comum o consumo de vinho, que contém elevado teor  de polifenólicos ; o azeite de oliva, rico em ácido graxos monoinsaturados  e segundo estudos  contruibuiu para redução de mortalidade por doenças cardio –vasculares, e  aumentando a expectativa de vida da população.
Ao contrário da dieta oriental, a ocidental vem incluindo na dieta alimentos com altas calorias, elevado  consumo de açúcares refinados e alimentos ricos em gorduras, associado ao baixo consumo de alimentos como frutas, hortaliças que são considerados saudáveis.
Nos Estados Unidos existe o alto consumo de carnes  e laticínios tornando fator de risco para doenças cardio-vasculares e câncer.  A mesma situação ocorre no Brasil, segundo pesquisas. Além disso, houve aumento no consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares e redução na ingestão  de  frutas, verduras, legumes,  ovos, tubérculos.
Cada dieta especifica tem seus próprios benefícios. Busque adequar o melhor de cada uma, de acordo com a viabilidade da sua rotina e estilo de vida.

Referência Bibliográfica: Ferrari, C.K.B. & Torres, E.A.F.S. (2002). Alimentos funcionais: quando a boa nutrição melhora a nossa saúde. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 20, 31-34. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário