.
Cãibras são contrações involuntárias e dolorosas do músculo esquelético. Essas contrações são comuns em exercícios de longa intensidade e duração e podem decorrer de diversos fatores, isso acontece porque durante um exercício muito intenso a musculatura fica mais rígida.
No entanto uma cãibra muscular pode interromper o desempenho do competidor e a sua participação no campeonato. Apesar de existirem diversos fatores que podem levar ao seu desenvolvimento perdas nutricionais de líquidos e sódio elevam o risco de desenvolvimento de cãibras.
O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Portanto a deficiência desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos mais sensíveis, de modo que uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer provocando dor.Até pouco tempo acreditava-se que a falta de minerais como cálcio, potássio, e magnésio eram os responsáveis pelas cãibras sentidas durante a atividade física intensa.
Porém pesquisas recentes mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãibras.
As quantidades de potássio, cálcio e magnésio no suor são baixas se comparadas com as de sódio e cloreto. Além disso, potássio, magnésio e cálcio são facilmente repostos com dieta.
As quantidades de potássio, cálcio e magnésio no suor são baixas se comparadas com as de sódio e cloreto. Além disso, potássio, magnésio e cálcio são facilmente repostos com dieta.
Outros fatores que contribuem para o desenvolvimento de cãibras são diabetes,doenças neurológicas .Contudo com um correto acompanhamento físico , uma dieta adequada em minerais e a hidratação por meio de liquidos contribuem na prevenção dessas contrações.
Referências bibliográficas:
Bruna Naves de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário