quarta-feira, 30 de março de 2011

Orientação Nutricional á crianças e adolescentes atletas.







Desde pequenas crianças são estimuladas a pratica de atividade física, seja de forma recreativa ou competitiva. No entanto os pais dessas muitas vezes estão mal orientados sobre as necessidades energéticas e de atividade física de seus filhos. Crianças e adolescentes passam por um rápido processo de desenvolvimento e crescimento, o que significa que uma carência energética pode comprometer suas funções físicas e mentais.


Durante a infância os pais são os responsáveis pela apresentação e introdução dos alimentos, preparação das refeições. Bem como a inserção de hábitos alimentares que determinado individuo levará para o resto da vida.Contudo, na adolescência, as modificações no comportamento também acarretam alterações nos hábitos alimentares. Pois os adolescentes passam a se preocupar exageradamente com os alimentos que ingere, ou se preocupam muito pouco, ingerindo alimentos de forma inadequada, o que pode contribuir para uma série de desvios nutricionais.


O atendimento nutricional á atletas crianças e adolescentes deve priorizar uma avaliação para um crescimento e desenvolvimento dentro do esperado para a faixa etária, sexo, peso, idade e maturação sexual. Deve haver uma verificação dos hábitos alimentares para que se possa detectar hábitos desfavoráveis, ou inadequação no consumo de nutrientes.


Além disso deve-se avaliar a freqüência ,intensidade e duração do treino esportivo. A dieta deverá garantir a quantidade de energia e nutrientes tanto para o crescimento normal como para as necessidades específicas do esporte.


Um bom desempenho atlético pode ser alcançado com adequação da ingestão de alimentos e hidratação adequada. Os profissionais de Nutrição e de Educação física estão habilitados para acompanhar
essas necessidades.













Referências bibliográficas:



http://nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/Artigo20Atendimento_nutricional_para_criancas_e_adolescentes_atletas.pdf

Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário