quinta-feira, 3 de março de 2011

Ortorexia




 È um transtorno alimentar obsessivo radical que foi descoberto muito recentemente em que há uma preocupação exagerada em consumir somente produtos naturais, por uma crença por parte de indivíduos com esse transtorno, que somente os alimentos naturais são benéficos ao organismo. No entanto ainda não é considerado um distúrbio pela Organização Mundial da Saúde porque há poucos estudos sobre o assunto.


Além da preocupação com a alimentação, os ortoréxicos recusam a comer na casa de amigos e parentes por não saberem o que será servido. Percorram grandes distâncias para buscar alimentos e pagam valores muito superiores aos dos alimentos comuns.

Os ortoréxicos em geral excluem de sua dieta alimentos que contém em sua composição: corantes artificiais, conservantes, agrotóxicos, ingredientes geneticamente modificados, gorduras se conteúdo excessivo de sal, açúcares, etc. Além disso, se preocupam muito com o modo como foram preparados os alimentos e o material utilizado. A busca pela alimentação balanceada leva a deficiências nutricionais significantes de vitamina B12, cálcio, zinco e ferro.

Nesse caso, é muito importante a reposição de tais nutrientes, já que a falta desses traz inúmeros prejuízos à saúde, como anemia, osteoporose, deficiência imunológica, ausência da cicatrização, ressecamento da pele, perda de peso, sensibilidade óssea, distúrbios digestivos, problemas de crescimento, impotência sexual, perda de cabelo, depressão, apatia, lesões oculares, amnésia, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência entre outros.

Alguns sinais permitem avaliar se alguém está com ortorexia: a avaliação em elementos presentes no alimento; a busca obsessiva por uma alimentação saudável; a pessoa não consegue mais consumir um alimento elaborado por outros, e a perda de peso sem auxílio a nenhuma dieta. É importante destacar que esse é um transtorno que muito se assemelha com a Anorexia então é indispensável num caso como esse procurar auxílio terapêutico e nutricional.

Referências bibliográficas :


http://www.scielo.org.ve/pdf/alan/v57n4/art02.pdf

http://www.infoescola.com/doencas/ortorexia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário