sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bombeiros: importância da atividade física



Ao iniciar um programa de atividade física, o organismo está sujeito a uma série de alterações positivas decorrentes do esforço, tais como: aumento da capacidade pulmonar e absorção de oxigênio; metabolização da gordura e sua utilização como fonte de energia, reduzindo seu acúmulo, proporcionando a redução de peso; aumento da sensação de bem estar em razão da liberação de substâncias tais como a endorfina na circulação sanguínea; melhora da condição cardiovascular, permitindo que o coração com baixo esforço tenha melhor rendimento, em outras palavras, precisará bater menos para bombear a mesma quantidade de sangue a todo organismo.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo (2006) pode-se
listar inúmeros benefícios físicos da prática regular de atividade física, como controle do peso corporal, perda de gordura e ganho de massa muscular, redução da concentração de gordura no sangue, consequentemente reduz-se o risco de Infarto do Miocárdio e doenças correlatas, aumento da resistência física (força muscular e flexibilidade), fortalecimento dos ossos, controle da diabete. Os benefícios psicossociais têm-se a redução do estresses e tolerância ao mesmo, aumento da sensação de bem-estar, auto-estima, maior integração social. E do lado profissional pode-se citar redução dos custos com remédios, atestados médicos, ausências no serviço, aumento de produtividade.

Durante o treinamento, é de suma importância manter um controle do esforço a fim de promover um efeito benéfico sobre o organismo humano. Uma boa forma para ter uma orientação e controlar o esforço desenvolvido é através da freqüência cardíaca. Durante os exercícios, a freqüência cardíaca não deve ultrapassar a quantidade de 220 (duzentos e vinte) pulsações subtraídas da idade do bombeiro. O resultado é chamado de Freqüência Cardíaca Máxima ou Limite de Segurança. Esse limite não deve ser ultrapassado durante o desenvolvimento do programa de treinamento.

Consumo Calórico e Gasto Energético dos Bombeiros

As atividades desenvolvidas pelos bombeiros, principalmente durante atendimento de grandes ocorrências, são consideradas pesadas, em razão disso acarretam um intenso gasto energético requerendo, dessa forma, uma boa ingestão calórica. À medida que o indivíduo aumenta a prática de atividade física, consequentemente, aumenta a necessidade de ingerir mais calorias.

Principais Valências Físicas dos Bombeiros Militares

As valências físicas são inúmeras, dentre as quais as mais importantes para os
Bombeiros são: capacidade aeróbia, capacidade anaeróbia e a resistência muscular.

De acordo com Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (2006), a capacidade aeróbia é predominante, pois a maioria dos esforços musculares realizados pelos Bombeiros (locomoção, tarefas braçais, etc.) necessita que uma boa quantidade de oxigênio seja captada pelo aparelho respiratório e que o mesmo chegue a nível celular.

Diante disso, um Bombeiro para atuar em uma ocorrência de combate a incêndio por tempo prolongado, subindo e descendo escadas, transportando material, guarnecendo mangueiras e outras tarefas, necessita de uma boa capacidade aeróbia para que se tenha boas condições de trabalho.

A resistência muscular, segundo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (2006) é uma importante valência física, e está presente em diversas situações que necessitam de um grande esforço muscular, como por exemplo, retirar uma vitima com 80 kg do solo ou então operar equipamentos pesados (ferramentas hidráulicas) durante um resgate veicular.

IANNI, Fernando. Analise quantitativa do nível de atividade física dos bombeiros militares de Tubarão (SC). CBMSC.

Postado por: Delma de Paula e Emilyn Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário