O que é Osteoporose?
Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.
Os principais tipos de Osteoporose são:
Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.
Os principais tipos de Osteoporose são:
- Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa. Fratura de coluna pode ocorrer.
- Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Tanto a fratura de coluna quanto a de quadril podem ocorrer.
- Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticóides.
Quais são os fatores de risco para Osteoporose?
Há um conjunto de fatores que influenciam e favorecem o desenvolvimento da Osteoporose.
1. Menopausa: com a interrupção da menstruação, ocorre diminuição dos níveis de estrógeno (hormônio feminino), que é fundamental para manter a massa óssea.
2. Envelhecimento: a perda de massa óssea aumenta com a idade.
3. Hereditariedade: a Osteoporose é mais frequente em pessoas com antecedentes familiares
da doença.
4. Dieta pobre em cálcio: o cálcio é fundamental na formação óssea. Sua obtenção a partir da alimentação é imprescindível para prevenir a Osteoporose.
5. Excesso de fumo e álcool: tem-se observado maior incidência de Osteoporose entre as pessoas que consomem álcool e fumo em excesso.
6. Imobilização prolongada: o exercício físico constitui um importante estímulo para a formação
e o fortalecimento dos ossos. Grandes períodos de imobilização e a falta de exercícios podem
levar à Osteoporose.
7. Medicamentos: alguns medicamentos, como os corticóides, em tratamentos de longa duração,
favorecem a redução da massa.
Pode-se suspeitar ou prever a Osteoporose?
A resposta é afirmativa para pessoas que se enquadram nestas circunstâncias:
- Pessoas com mais de 60 anos
- Mulheres pós-menopausa
- Com antecedentes familiares
- Dieta pobre em cálcio
- Fumantes e consumidores de álcool
- Pessoas sedentárias
- Em tratamento prolongado com corticóides
A Osteoporose pode não provocar sintomas. A dor pode acontecer em consequência de fratura, que pode ocorrer espontaneamente, principalmente em coluna, quadril e punho. O osso fica tão fraco que pode haver achatamento da vértebra. Pode ocorrer encurvamento da coluna (“corcunda”) e iminuição da altura.
A Osteoporose pode ser prevenida?
Sim. A prevenção engloba uma série de medidas:
- Exercícios suaves: desde caminhadas até a realização de um programa de exercícios estabelecido pelo médico ou pelo fisioterapeuta. Ex: alongamento, exercícios para melhorar o equilíbrio e para fortalecimento dos músculos
- Nutrição adequada: dieta rica em cálcio. Ex: leite e derivados.
- Evitar quedas
- Parar de fumar
- Evitar excesso de álcool
- Também não se deve abusar do café e da dieta com muito sal.
A Importância da dieta na Osteoporose
Existe um nutriente imprescindível na prevenção da Osteoporose, que é o cálcio. Com o passar da idade, ocorre diminuição na absorção de cálcio e aumento de sua eliminação. A ingestão inadequada pode resultar em redução da massa óssea, principalmente após os 50 anos, em ambos os sexos, progredindo mais rapidamente nas mulheres. Sendo assim, é importante uma adequada oferta de cálcio proveniente da alimentação desde a infância, quando ocorre a formação dos hábitos alimentares, até a fase adulta. A recomendação de cálcio é de 1.200 mg/dia para adultos e de 1.500mg/dia para mulheres no período pós-menopausa.
Para atingir a quantidade de cálcio recomendada por dia em adultos, é necessário, por exemplo, a ingestão de 1 copo de leite desnatado com duas fatias de queijo minas pela manhã; 1 iorgute no lanche da tarde com 2 porções de requeijão; e 1 copo de leite à noite ou enriquecido com cálcio, antes de dormir, sendo os demais alimentos consumidos normalmente.
Uma boa tática é acrescentar leite em pó, preferencialmente desnatado no leite, aumentando assim a quantidade total de cálcio ingerido.
Além disso, uma adequada ingestão de vitamina D também auxilia na prevenção e tratamento da Osteoporose, já que melhora o aproveitamento do cálcio ingerido. Os alimentos ricos em vitamina D são: óleo de fígado de peixe (bacalhau, sardinha, arenque, salmão e atum), ostras, peixes (cavalinha,
salmão, atum, sardinha) e ovos. Entretanto, a principal fonte de vitamina D é obtida através da luz solar, sendo necessário uma exposição de cerca de 15 minutos/dia, preferencialmente nos horários da manhã (até às 10h) e à tarde (após as 15h).
Alimentos prejudiciais à Osteoporose:
Evite alimentos como café, chás escuros, bebidas alcoólicas e dietas com quantidade excessiva
de fibras, pois estas diminuem o aproveitamento do cálcio, quando consumidas de forma exagerada.
Existem também alguns alimentos que são inibidores do cálcio, como:
- Gorduras da dieta: formam sabões insolúveis com o cálcio da dieta, aumentando sua eliminação pelas fezes e diminuindo o seu aproveitamento;
- Ácido oxálico: presente em vegetais (beterraba, semente de tomate, aspargo) e no cacau, chocolate, gérmen de trigo, nas nozes e no feijão, forma complexos com cálcio, sendo eliminados pelas fezes;
- Refrigerantes do tipo cola possuem o ácido fosfórico que prejudica a formação óssea;
- Dieta rica em sal – aumenta a excreção de cálcio pela urina.
Postado por: Graziela Cervilla Toce
Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário